Minha conta
    Este diretor lendário planejou matar um dos atores de seu projeto mais famoso - sim, ele realmente tramou um crime
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    O fato ocorreu durante as gravações de Aguirre, a Cólera dos Deuses (1972).

    Filmverlag der Autoren

    Responsável por filmes como Nosferatu - O Vampiro da Noite, O Enigma de Kaspar Hauser e Fitzcarraldo, Werner Herzog é um dos cineastas mais relevantes da indústria cinematográfica. Na carreira, ele ainda deu à luz o aclamado Aguirre, a Cólera dos Deuses - obra que envolve uma das mais lendárias batalhas de bastidores da história da sétima arte.

    Em Aguirre, o ator Klaus Kinski foi escalado para o papel protagonista de Don Lope de Aguirre, um personagem obcecado por encontrar a cidade escondida de Eldorado. Em sua vida pessoal, Kinski era conhecido como um homem extremamente excêntrico e egomaníaco, ponto que gerou alguns embates durante as gravações.

    Para se ter ideia, Kinski chegou a atacar um figurante com uma espada de verdade e também atirou com uma arma de fogo contra uma cabana contendo elenco e equipe. Três balas pegaram na parede do local, além de uma ter arrancado o dedo médio de outro figurante.

    "Me falaram para ficar longe dele": Ator de O Cavaleiro das Trevas fala sobre os bastidores com Heath Ledger

    Desde o primeiro dia, Herzog e Kinski viveram sob desentendimentos, alguns leves e outros de maior seriedade. Em certo ponto do trabalho, o diretor ameaçou assassinar o ator, após estar de saco cheio de ter que lidar com seu comportamento errante.

    “Kinski chegou em nossa locação como uma espécie de Jesus ridicularizado e incompreendido", afirma Herzog no documentário Meu Melhor Inimigo - um longa-metragem que mergulha no relacionamento dos dois. “Muitas das vezes era difícil falar com ele porque ele respondia como Jesus”, acrescenta.

    Perto do fim das filmagens, Kinski ameaçou ir embora, mas Herzog interveio:

    "Eu não estava armado. Fui até ele e disse: 'Você não pode fazer isso.' Ele disse: 'Estou indo embora agora.' E eu disse a ele que tinha um rifle, e que quando ele chegasse à próxima esquina, haveria oito balas em sua cabeça e a nona estaria na minha.”

    Klaus foi um dos maiores atores do século, mas também era um monstro e uma grande pestilência (...) Um dia, eu planejei seriamente bombardeá-lo em sua casa. Isso foi impedido apenas pela vigilância de seu pastor-alemão.
    Aguirre, a Cólera dos Deuses
    Aguirre, a Cólera dos Deuses
    1h 31min
    Criador(es): Werner Herzog
    Com Klaus Kinski, Ruy Guerra, Helena Rojo
    Usuários
    3,9

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top