Já se passaram 25 anos desde que Além da Linha Vermelha, de Terrence Malick, foi lançado nos cinemas, mas o lendário filme continua sendo uma das melhores obras do cinema de guerra já feitas.
O aclamado diretor havia estreado atrás das câmeras mais de duas décadas antes com Terra de Ninguém (1973), com o qual já havia atraído a atenção da crítica, e mais tarde com Cinzas no Paraíso (1978), com o qual triunfou em Cannes. No entanto, foi Além da Linha Vermelha, lançado 20 anos depois de seu filme anterior, que o consagraria como um dos grandes cineastas de sua geração.
Baseado no romance homônimo de James Jones, Além da Linha Vermelha se passa na Segunda Guerra Mundial, em 1942, e enfoca a Batalha de Guadalcanal pelos olhos das tropas americanas. Com um elenco repleto de astros em plena atividade - Jim Caviezel, Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, John Cusack e Woody Harrelson, entre outros - e uma trilha sonora de Hans Zimmer, o filme foi amplamente elogiado pela crítica, que chegou a se referir a ele como "o melhor filme de guerra".
De fato, o terceiro longa-metragem de Terrence Malick foi indicado a sete Oscars, mas não ganhou nenhum.
Em um retrato brutalmente realista da guerra, a ação de Além da Linha Vermelha começa em agosto de 1942: uma companhia da Divisão de Infantaria dos EUA é encarregada de apoiar os fuzileiros navais na destruição de uma base da força aérea japonesa em uma ilha do Pacífico, mas não demora muito para que a coesão do grupo seja completamente destruída.
O soldado Witt (Jim Caviezel) se junta a uma aldeia primitiva sob o disfarce do primeiro-sargento Edward Welsh (Sean Penn), enquanto o soldado Jack Bell (Ben Chaplin) sofre com a saudade de casa e o tenente-coronel Gordon Tall (Nick Nolte) atrapalha a missão com seu confronto acalorado com o comandante da companhia Staros (Elias Koteas). De fato, um dos pontos-chave do filme de Malick é que ele muda repetidamente o foco ao longo do filme, centrando a ação em diferentes personagens e depois tirando o foco deles.
Com o impressionante trabalho do diretor de fotografia John Toll capturando de forma impressionante a beleza da flora e da fauna, as sequências de Além da Linha Vermelha são tão poderosas que não envelheceram 25 anos depois. Uma obra-prima do cinema de guerra que continua a impressionar com seu retrato frio da dureza da guerra, mesmo um quarto de século depois, e que os leitores do AdoroCinema classificam com 4 de 5 estrelas.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!