Minha conta
    4 de 5 estrelas: Uma obra-prima brutalmente realista do cinema de guerra que consolidou a carreira de seu diretor
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    25 anos depois, ele continua sendo um dos filmes de guerra mais perfeitos já feitos.

    Já se passaram 25 anos desde que Além da Linha Vermelha, de Terrence Malick, foi lançado nos cinemas, mas o lendário filme continua sendo uma das melhores obras do cinema de guerra já feitas.

    O aclamado diretor havia estreado atrás das câmeras mais de duas décadas antes com Terra de Ninguém (1973), com o qual já havia atraído a atenção da crítica, e mais tarde com Cinzas no Paraíso (1978), com o qual triunfou em Cannes. No entanto, foi Além da Linha Vermelha, lançado 20 anos depois de seu filme anterior, que o consagraria como um dos grandes cineastas de sua geração.

    Baseado no romance homônimo de James Jones, Além da Linha Vermelha se passa na Segunda Guerra Mundial, em 1942, e enfoca a Batalha de Guadalcanal pelos olhos das tropas americanas. Com um elenco repleto de astros em plena atividade - Jim Caviezel, Sean Penn, Adrien Brody, George Clooney, John Cusack e Woody Harrelson, entre outros - e uma trilha sonora de Hans Zimmer, o filme foi amplamente elogiado pela crítica, que chegou a se referir a ele como "o melhor filme de guerra".

    20th century Fox

    De fato, o terceiro longa-metragem de Terrence Malick foi indicado a sete Oscars, mas não ganhou nenhum.

    Em um retrato brutalmente realista da guerra, a ação de Além da Linha Vermelha começa em agosto de 1942: uma companhia da Divisão de Infantaria dos EUA é encarregada de apoiar os fuzileiros navais na destruição de uma base da força aérea japonesa em uma ilha do Pacífico, mas não demora muito para que a coesão do grupo seja completamente destruída.

    O soldado Witt (Jim Caviezel) se junta a uma aldeia primitiva sob o disfarce do primeiro-sargento Edward Welsh (Sean Penn), enquanto o soldado Jack Bell (Ben Chaplin) sofre com a saudade de casa e o tenente-coronel Gordon Tall (Nick Nolte) atrapalha a missão com seu confronto acalorado com o comandante da companhia Staros (Elias Koteas). De fato, um dos pontos-chave do filme de Malick é que ele muda repetidamente o foco ao longo do filme, centrando a ação em diferentes personagens e depois tirando o foco deles.

    Com o impressionante trabalho do diretor de fotografia John Toll capturando de forma impressionante a beleza da flora e da fauna, as sequências de Além da Linha Vermelha são tão poderosas que não envelheceram 25 anos depois. Uma obra-prima do cinema de guerra que continua a impressionar com seu retrato frio da dureza da guerra, mesmo um quarto de século depois, e que os leitores do AdoroCinema classificam com 4 de 5 estrelas.

    Além da Linha Vermelha
    Além da Linha Vermelha
    Data de lançamento 26 de fevereiro de 1999 | 2h 50min
    Criador(es): Terrence Malick
    Com Sean Penn, Jim Caviezel, Nick Nolte
    Usuários
    4,0
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top