Dizem que o diabo está nos detalhes e, no caso do cinema, eles podem elevar um grande filme a um patamar ainda maior - principalmente quando falamos de produções com ambientação histórica. É o caso de O Resgate do Soldado Ryan, que esconde um pequeno detalhe que pode passar despercebido, mas reflete a precisão com que a Segunda Guerra Mundial foi recriada por Steven Spielberg.
Em alguns momentos, é possível identificar uma espécie de ferimento na unha da mão direita do soldado Daniel Jackson (Barry Pepper). É claro que isso não é uma coincidência e, embora não seja mencionado explicitamente no filme, a lesão era muito comum em soldados, causada pelo que é conhecido como “polegar de Garand” - ou Garand thumb, em inglês.
O nome se refere ao M1 Garand, rifle semiautomático padrão do Exército dos Estados Unidos nesse conflito e na Guerra da Coréia. Para carregar a arma, a munição é inserida em um pente, introduzido no carregador e pressionado com o polegar até atingir todo o seu comprimento - momento em que duas coisas podem acontecer.
A primeira delas, com sorte, é que a peça de metal que abre e fecha o carregador permaneça no lugar para ser fechada manualmente. A segunda, também comum, é que a peça feche automaticamente e prenda o polegar do usuário, causando lesões como a que Jackson tem no filme.
O Resgate do Soldado Ryan pode ser encontrado no Globoplay, e também está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!