Muitas vezes é difícil imaginar que papéis icônicos foram originalmente concebidos para serem desempenhados por outra pessoa. Will Smith em Matrix, Matt Damon em Avatar estão provavelmente entre os exemplos mais famosos. Nos anos 80, especialmente, estrelas de ação regularmente se substituíam quando o outro era cancelado. Ou eles se superariam em um duelo amargo.
Semelhante a Vencer ou Morrer, para o qual Mel Gibson foi originalmente planejado, Jean-Claude Van Damme também conseguiu o papel principal em Garantia de Morte - e prevaleceu contra seu concorrente Steven Seagal. É claro que os fãs da estrela de A Força em Alerta não saíram de mãos vazias e, no mesmo ano, puderam assistir dois longas com Seagal, ainda muito populares hoje (Difícil de Matar e Marcado para a Morte).
“Não gostei de algumas pessoas envolvidas”: Este é o motivo pelo qual Steven Seagal nunca aparecerá em Os MercenáriosGarantia de Morte tornou-se um sucesso, arrecadando 46 milhões de dólares, mais de sete vezes seu custo, e consolidou a reputação de Van Damme como um ímã de bilheteria. Você pode conferir a produção no MGM+.
Garantia de Morte: Clássico de ação com Jean-Claude Van Damme
Baseado no roteiro de David S. Goyer, conhecido por sucessos de bilheteria como O Homem de Aço e Batman – O Cavaleiro das Trevas, o diretor Deran Sarafian (Swamp Thing) conta sobre uma série de assassinatos de prisioneiros na ala de segurança máxima e o policial Louis Burke, interpretado por Van Damme, deve investigar durante uma delicada missão secreta. No entanto, ele repetidamente chama a atenção para si mesmo até que finalmente não tem escolha a não ser fugir. É simplesmente claro que ele conheça o notório assassino Sandman (Patrick Kilpatrick) - que ainda tem contas a acertar com o militar.
O candidato preferido para estrelar Garantia de Morte era Bruce Willis, que recusou, de modo que, no final, Jean-Claude Van Damme só teve que vencer Steven Seagal. Então, o Studio Cannon também faliu. No final das contas, coube à MGM fazer do projeto, originalmente intitulado Dusted, um sucesso. Mas com o poderoso belga como força motriz, um novo título e ação brutal, o longa acabou por se ter êxito – e abriu o caminho para o seu ator principal entrar na A-list de Hollywood. Pouco tempo depois, papéis em outras produções lendárias como Soldado Universal (ao lado de Dolph Lundgren), Duplo Impacto (em um papel duplo) e O Alvo (do mestre John Woo) seguiram a lenda.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!