Quem afirmar que nunca discutiu na rodinha de amigos cinéfilos qual é o melhor filme já feito, provavelmente está mentindo. A história do cinema é longa, e com milhares de produções sendo feitas anualmente pelo mundo, a lista se estende ainda mais.
No entanto, a discussão retornou há alguns meses com o tradicional ranking dos melhores filmes de todos os tempos realizado pelo British Film Institute, que acontece a cada dez anos e é publicado pela revista Sight and Sound.
O melhor filme da história do cinema eleito - e que você provavelmente nunca assistiu - foi Jeanne Dielman, arrebatando assim a primeira posição de Um Corpo que Cai. Antes do aclamado longa-metragem de Alfred Hitchcock, Cidadão Kane manteve-se no topo por 50 anos, mas a verdade é que o primeiro filme a ter essa privilegiada posição foi outro: Ladrões de Bicicleta.
Qual é a história de Ladrões de Bicicleta?
Considerado por muitos como a obra-prima do neorrealismo italiano, Ladrões de Bicicleta conta a história de um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), que luta para sustentar a família.
Ricci logo encontra um emprego colando cartazes, mas para isso ele necessita de uma bicicleta. Ricci penhora as roupas de cama da casa para juntar o dinheiro necessário, mas, para desespero da família, a bicicleta que consegue para seu novo emprego é roubada, e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.
Baseado em um romance de Luigi Bartolini, Ladrões de Bicicleta é um retrato da complexa situação da Itália durante o pós-guerra. Desta forma, o longa procura trazer um enfoque documental que destaca a dureza da época. A simplicidade com que são abordados os personagens que vão surgindo e a estimulante reflexão da relação entre pai e filho elevam uma proposta marcada pelo pessimismo diante da situação mostrada.
O filme, dirigido por Vittorio De Sica, teve a honra de liderar a primeira lista dos melhores filmes da história realizada pela revista Sight and Sound em 1952. Já em 1962, cedeu a primeira posição devido à revalorização do filme de Orson Welles, Cidadão Kane.
Dez anos depois, caiu para o sétimo lugar, mas seu prestígio se mantém intacto, pois na lista mais recente ocupou a 41ª posição, feita a partir da votação dos críticos. Nada mal, especialmente considerando que já se passaram 70 anos desde que teve a honra de ser o primeiro filme reconhecido como o melhor da história.
Você pode conferir o filme no catálogo do Prime Video.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!