Minha conta
    No streaming: Um filme de ação e fantasia quase esquecido com Dwayne Johnson
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    Dwayne Johnson, Carla Gugino, funcionários inescrupulosos do governo dos EUA, perseguições de carro e alienígenas com superpoderes: este filme de 2009 é rico em ingredientes para uma ação intensa.

    Quando Dwayne Johnson entrou para a franquia Velozes e Furiosos, sua popularidade aumentou. Alguns anos depois, muitos fãs tiveram dúvidas se um revival de Jumanji (1995) seria um sucesso, mas os filmes Jumanji: Bem-Vindo a Selva e Jumanji: Próxima Fase estrelados pelo ator tiveram resultados impressionantes de bilheteria.

    Mas isso não significa que Johnson tenha uma série ininterrupta de sucessos ao dar uma nova vida a sagas de filmes. Em 2009, ele assumiu o papel principal em um filme com o qual a Disney queria trazer uma antiga franquia de volta à vida: A Montanha Enfeitiçada. No entanto, o filme de ação familiar desapareceu da memória popular quase que imediatamente. Você ainda está curioso? Ele está disponível no Disney+.

    A Montanha Enfeitiçada
    A Montanha Enfeitiçada
    Data de lançamento 17 de abril de 2009 | 1h 38min
    Criador(es): Andy Fickman
    Com Carla Gugino, Dwayne Johnson, AnnaSophia Robb
    Usuários
    3,6
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora no Disney +

    A Montanha Enfeitiçada: Uma corrida com o freio de mão puxado

    O motorista de táxi Jack Bruno (Dwayne Johnson) recebe com relutância a oportunidade de se tornar um herói. Recentemente, ele levou a controversa astrofísica Dra. Alex Friedman (Carla Gugino) a uma convenção de OVNIs e agora ele tem uma clientela ainda mais estranha: os gêmeos Sara (AnnaSophia Robb) e Seth (Alexander Ludwig).

    Eles lhe revelam que não são deste mundo e que têm habilidades especiais, razão pela qual o sinistro funcionário do governo Henry Burke (Ciarán Hinds) os está caçando. Assim, Jack decide levar os irmãos para seu destino no deserto de Nevada, onde a segurança os aguarda.

    Disney

    Tudo começou em 1968: o romancista Alexander Key publicou uma mistura de ficção científica, aventura e fantasia para crianças com Escape to Witch Mountain. Em 1975, a Disney levou o livro aos cinemas com o mesmo título do remake, A Montanha Enfeitiçada, e teve um sucesso considerável.

    Na época, a divisão de filmes em live-action da Disney estava lutando para se adaptar às mudanças nos hábitos de audiência e estava perdendo o acesso ao público adolescente e aos jovens adultos. No entanto, como uma mistura de uma história familiar emocionante e uma atmosfera de mistério, A Montanha Enfeitiçada se tornou um sucesso que uniu uma ampla gama de faixas etárias. A versão de 1975 também está disponível no Disney+.

    Uma sequência, A Volta da Montanha Enfeitiçada, foi lançada no cinema três anos depois, e uma terceira parte, intitulada Beyond Witch Mountain, foi produzida para a televisão em 1982. Um remake para a TV também foi feito em 1995, antes da série retornar à telona com uma reinicialização em 2009, mas infelizmente em um estado bastante indeciso em termos de tom.

    O filme sugere um foco maior na ação: a assustada “fuga” tornou-se uma “perseguição” em ritmo acelerado. E o fato do musculoso Johnson ocupar o centro do palco como um motorista de táxi heroico, enquanto as crianças mágicas são os personagens principais do original, reforça duplamente essa suposição.

    No entanto, na maior parte do tempo, o filme é uma comédia familiar leve, caracterizada por um senso de humor e sorrisos empáticos. O resultado é um filme morno, mas pelo menos o elenco parece estar se divertindo: Johnson, por exemplo, parece mais à vontade do que em muitas de suas primeiras comédias.

    Gugino, por outro lado, desenvolve um relacionamento fácil com os jovens astros, Ludwig diverte como um adolescente alienígena desnecessariamente mal-humorado e Robb rouba a cena dos adultos várias vezes com seu timing.

    O que restou da montanha enfeitiçada e o que ainda pode acontecer

    Talvez a dinâmica entre Robb e Johnson seja o segredo por trás da única cena do filme que resistiu ao teste do tempo: uma troca verbal acalorada entre Jack Bruno e Sara se tornou um modelo de meme que certamente foi usado por muitos que nem sabem que A Montanha Enfeitiçada existe – muito menos que a sequência de imagens vem desse filme.

    Disney

    Com uma bilheteria mundial de 106,4 milhões de dólares em um orçamento de 50 milhões de dólares, a franquia Witch Mountain chegou ao fim imediatamente após a reinicialização.

    Mas pode haver outra reinicialização em um futuro próximo: uma série de Witch Mountain está sendo desenvolvida para o Disney+, com a estrela de Jurassic World e diretora de The Mandalorian, Bryce Dallas Howard, no elenco. No entanto, o status exato do projeto não está claro no momento.

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top