Alfred Hitchcock não foi apenas um diretor que abalou as estruturas da indústria cinematográfica mundial por suas histórias instigantes, mas o realizador também foi responsável por apresentar diferentes tipos de inovações nas telas.
Para além dos projetos mais famosos do cineasta, dos quais podemos citar Psicose, Disque M para Matar, Pássaros e Um Corpo que Cai, existe um filmografia vasta e cheia de surpresas. Um desses longas, que marcou a história do cinema por motivos que vão além da sua qualidade é Festim Diabólico.
No streaming: Este filme de espionagem do diretor Hitchcock é uma bela mistura de humor e suspenseNa trama, Brandon (John Dall) e Philip (Farley Granger) matam David Kentley (Dick Hogan), um colega da escola preparatória, apenas para terem a sensação de praticar um assassinato e provar que conseguem realizar o crime perfeito. Para desafiar os amigos e a família, resolvem convidá-los para uma reunião no apartamento deles, onde colocam a comida em cima de um baú e dentro do mesmo está o corpo da vítima.
Lançado em 1948, o projeto já tem um forte apelo por sua premissa vil e por ser o primeiro filme colorido do diretor, em Technicolor. Dois amigos assassinam um colega pelo puro prazer da adrenalina, por se sentirem desafiados pela sociedade. Conhecido como o mestre do suspense, Hitchcock usa suas habilidades aqui não para apresentar um thriller ou uma história de terror aos moldes clássicos, mas uma trama que deixa o espectador na ponta da cadeira a partir de 10 planos sequência, tornando-se um filme com pouquíssimos cortes.
O grande segredo de Festim Diabólico
Fora o apelo técnico de Festim Diabólico, o filme guardava um interessante segredo que foi desvendado por críticos e entusiastas da filmografia do diretor ao longo das décadas que seguiram o lançamento da película. O motivo do assassinato de David não fica claro, mas a todo instante o público pode observar a proximidade entre os anfitriões da festa. Como um filme de sua época, o relacionamento entre eles não fica evidente, mas basta acompanhar o filme com atenção para observar que Brandon e Philip são um casal.
Essa teoria sobre a homossexualidade dos protagonistas ainda é alimentada por dois possíveis fatores que moldam a história. Enquanto a morte do colega pode ter relação com sua descoberta do relacionamento dos amigos, o fato de esconderem o corpo em um baú à frente de todos os convidados funciona como uma analogia ao "estar dentro do armário" ou tentar esconder a orientação sexual da dupla a todo custo.
Este filme emocionou tanto Alfred Hitchcock que o levou a escrever um bilhete de fã para outro diretorTais elementos colaboram para que o suspense não seja apenas impressionante por suas camadas técnicas e primárias, mas também por ter um subtexto que engrandece a história enquanto simboliza traços do período em que o filme foi lançado. Ao fim de Festim Diabólico ainda existem embates que colaboram para colocar essas temáticas em pauta, sempre sob o pretexto de abordar o quão imorais os jovens foram neste ato criminoso - e, mais uma vez, funcionando como uma metáfora à hipocrisia e ao conservadorismo da época.
Festim Diabólico está disponível no Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!