Pensar em Steven Spielberg também nos convida a lembrar de Tom Hanks. Os caminhos dos dois pareciam destinados a se cruzar, e, ao longo destas últimas décadas, eles colaboraram em um total de três séries e cinco filmes - incluindo O Terminal.
A cativante tragicomédia celebra 20 anos desde seu lançamento nos cinemas, e é baseada na história verídica de um refugiado iraniano que passou quase duas décadas vivendo num terminal de aeroporto francês. Ao lado de Hanks vemos Catherine Zeta-Jones e Stanley Tucci.
Hanks interpreta Victor Navorski, cidadão do Leste Europeu - onde uma guerra civil eclode enquanto ele está no aeroporto JFK, em Nova York. Por causa do conflito, Navorski tem seu passaporte revogado, ficando em um limbo burocrático que o impossibilita de retornar ao seu país, viajar para qualquer outro ou sequer sair do aeroporto e morar nos Estados Unidos.
Spielberg traz à tona aqui seu músculo populista e também suas preocupações com filmes mais voltados ao público adulto, tornando divertida e às vezes dinâmica uma história que, nas mãos de outro, teria sido fabricada como um gancho para o Oscar. O Terminal, porém, foi pensado para ser um sucesso de verão.
E o longa foi parcialmente bem-sucedido, arrecadando cerca de 219 milhões de dólares em todo o mundo. Sem dúvida, Spielberg e Hanks alcançaram o que procuravam: uma história que emocionasse o público e o fizesse sentir um pouco melhor em relação ao mundo ao seu redor. Um pequeno alívio que foi fundamental para o diretor, então imerso em filmes de tom mais sombrio ou complexo motivados pelos atos terroristas de 11 de setembro.
O Terminal está disponível para compra ou aluguel no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!