Quando falamos em filmes com narrativa não linear, é impossível não pensar em Christopher Nolan! Mas o que nem todos sabem é que O diretor vencedor do Oscar por Oppenheimer e dono do sucesso de bilheteria Interestellar, não viu um de seus projetos com grande potencial ser executado. Há quem diga que este filme, caso tivesse ido para frente, poderia estar entre os melhores trabalhos do Nolan.
Jonathan Nolan, irmão do diretor, revelou em uma entrevista ao The Hollywood Reporter que ele e Christopher passaram seis meses escrevendo uma comédia de ação enquanto esperavam que os direitos de Memento (2000) fossem comprados. Jonathan não revelou nenhum detalhe sobre o que seria a trama, apenas esclareceu que o motivo de o filme nunca ter acontecido foi porque os cineastas acabaram indo atrás de outras oportunidades.
Mas o que uma comédia teria tão de especial?
Se você estiver se perguntando o motivo desse tal filme não lançado ter gerado altas expectativas, é simplesmente pelo fato de que Nolan traria um toque diferente para o gênero. Isso deve-se pelo cineasta dirigir muitos filmes que exigem uma atenção especial do público para compreender o tom da sua narrativa.
É intrigante imaginar como Nolan combinaria seu tipo de cinema com os elementos de uma comédia. Os filmes A Origem (2010) e Tenet (2020) contém cenas de ação criativas e impressionantes que, se fosse colocado algo do tipo nessa comédia de ação, já seria diferente de tudo que o público viu antes.
Infelizmente, aos fãs só cabe especular o que poderia ter acontecido se Jonathan e Christopher Nolan tivessem realizado este filme. Para consolo, é possível acreditar que ambos nunca deixaram de verdade o projeto de lado, apenas pegou alguns fragmentos do projeto e colocou em outros filmes, fragmentando o humor e a ação em várias outras cenas.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!