Recebido com muitos elogios durante sua passagem por festivais e ao chegar às salas de cinema internacionais, Entrevista com o Demônio também está sendo alvo de bastante polêmica. Os espectadores identificaram o uso de Inteligência Artificial no filme e compartilharam a informação nas redes sociais, em que se espalhou como um incêndio.
O terror, cuja premissa original despertou paixões entre os amantes do gênero, tem como cenário o falecido programa de uma emissora norte-americana em 1977, "Night Owls with Jack Delroy" , que não vive seu melhor momento em termos de audiência e está encontrando uma competição acirrada em um programa semelhante em outra rede.
Em algumas cenas há inserções de "Voltamos em breve" para anunciar o intervalo comercial da atração. O uso de IA foi identificado nessas imagens, mas os diretores e roteiristas do filme, Cameron e Colin Cairnes, explicaram que só o utilizaram o recurso em três imagens:
“Em colaboração com a nossa incrível equipe de design gráfico e produção, que trabalhou incansavelmente para dar a este filme a estética dos anos 70 que sempre imaginamos, experimentamos a IA em três imagens estáticas que foram editadas e aparecem como intervalos muito curtos no filme”, disse a dupla em depoimento à Variety.
Matilda virando filme de terror: Como o adorável longa revelou as novas estrelas do cinema de horrorMike Flanagan atualiza resenha para defender Entrevista com o Demônio de boicote
A polêmica provocou um movimento de boicote, uma vez que as resoluções negociadas ao final das greves em Hollywood, no ano passado, limitaram o uso de IA no cinema. No entanto, o filme foi gravado antes do começo das paralisações. Diante disso, muitas pessoas vieram em defesa do filme, incluindo Mike Flanagan, que é referência no cenário de terror.
O criador de A Maldição da Residência Hill é muito ativo em sua conta do Letterboxd e lá compartilhou suas impressões sobre o filme assim que teve a oportunidade de vê-lo, em novembro do ano passado. Mas também fez questão de atualizar sua crítica quando a polêmica sobre o uso de IA veio à tona:
“Tive a sorte de ver isso antes de seu lançamento nos cinemas. David Dastmalchian carrega esta transmissão ao vivo de terror atmosférica e fascinante com uma performance maravilhosa. O único outro filme que consigo pensar é que é remotamente comparável a Ghostwatch. Recomendo imensamente!”
Quatro meses depois, Flanagan deixou claro que, com ou sem IA, ele ainda pensa exatamente o mesmo: “Sim, o filme ainda é absolutamente excelente! Sigo recomendando”, atualizou.
Entrevista com o Demônio chega no dia 6 de julho aos cinemas brasileiros.
*Conteúdo global AdoroCinema.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!