Em uma mesa redonda de atores organizada pelo The Hollywood Reporter em 2010, Ryan Gosling, que na época estava apresentando seu filme Namorados para Sempre, contou a história de como foi demitido do set de filmagem de Um Olhar do Paraíso após um desentendimento com o diretor Peter Jackson. O ator já havia sido escalado para interpretar Jack Salmon, mas o papel foi para Mark Wahlberg no último minuto.
Ryan Gosling deixou a barba crescer e fez uma dieta que o fez ganhar cerca de 27 quilos para o papel. Esse ganho de peso, que ele disse ter conseguido comendo sorvete Häagen-Dazs derretido quando estava com sede, não foi bem recebido pelo diretor de O Senhor dos Anéis ou pelos produtores de Um Olhar do Paraíso.
Para Gosling, no entanto, essa transformação foi essencial para dar vida a Jack Salmon, um pai em luto. “Eu tinha uma ideia diferente de como o personagem deveria se parecer. Eu realmente achava que ele deveria pesar 95 quilos”, disse.
Peter Jackson não concordou com essa visão e demitiu Gosling alguns dias antes do início da produção em 2007. Alguns dizem que foi até mesmo na véspera do primeiro dia de filmagem.
“Não conversamos muito durante o processo de pré-produção, e esse foi o problema”, acrescentou Gosling. “Era um filme enorme, havia muito o que fazer e ele não conseguia lidar com os atores individualmente. Cheguei ao set e estava completamente errado.”
No entanto, há uma segunda versão dos fatos. Fran Walsh, colaboradora e esposa de Peter Jackson, em uma entrevista ao The Hollywood Reporter um ano antes, disse que Gosling havia expressado a eles várias vezes que não se sentia bem para o papel, que parecia jovem demais.
“Ryan nos disse: ‘Não sou a pessoa certa para esse papel. Sou jovem demais‘. E nós dissemos: ‘Não, não, não. Podemos fazer com que você pareça mais velho. Podemos clarear seu cabelo‘. Ficamos muito empolgados.”
“Foi só quando estávamos na pré-produção e fizemos a seleção do elenco que tudo ficou cada vez mais claro: ele estava tão desconfortável que começamos a achar que ele não era a pessoa certa. Foi o nosso desejo de fazer com que ele se encaixasse a todo custo que nos cegou.”
Seja por se sentir jovem demais ou por causa de seu ganho de peso, Ryan Gosling não fez parte do filme. “Então eu estava gordo e desempregado”, concluiu o ator. No entanto, isso não impediu sua carreira, que decolou enormemente desde então, especialmente depois de La La Land e Barbie.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!