Apesar de obras como O Último dos Moicanos e Sangue Negro, Daniel Day-Lewis não é o maior fã de faroestes. E há boas razões para isso: em um artigo do The New York Times, o ator afirmou que "não gosta particularmente do gênero" - apesar de ressaltar que sempre admirou muitos filmes de Clint Eastwood e John Ford.
Porém, um dos maiores ícones do faroeste parece ter estragado o prazer de Day-Lewis pelo gênero totalmente americano: “Não gosto de John Wayne. É difícil de assistir", admitiu sobre o protagonista de marcos como No Tempo das Diligências, Rastros de Ódio e O Homem que Matou o Facínora.
Acontece que Wayne não foi apenas um grande vencedor do Oscar, mas também uma personalidade extremamente controversa e conhecida por não esconder suas visões conservadoras e de extrema direita - sua dureza e implacabilidade eram frequentemente refletidas em seus personagens na tela. Seria essa uma das razões pelas quais Day-Lewis se sente ofendido pelo ator? Só podemos especular...
Assim como não há como ter certeza de como Wayne teria reagido se, enquanto vivo, tivesse ouvido a opinião negativa de Day-Lewis sobre sua atuação. No entanto, se lembrarmos de como ele costumava falar sobre muitos de seus colegas ao longo da carreira, dá para ter uma boa ideia de que a resposta não seria nem um pouco agradável.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!