A Netflix tem muitos méritos na manga e um deles é, com certeza, apresentar uma variedade de produções que fogem do eixo norte-americano. Duas grandes séries alemãs da plataforma, Dark e 1899, são bons exemplos de narrativas que fogem do comum a partir de histórias instigantes de ficção científica. Ambas co-criadas por Baran bo Odar, os projetos têm um "irmão cinematográfico" chamado Crimes na Madrugada.
Baseado em um filme francês de 2011, o longa conta a história de um policial que, com a ajuda do companheiro, rouba 25 quilos de cocaína com a intenção de vendê-la ao filho de um perigoso gângster. Como era de se esperar, tudo acaba ficando muito complicado, principalmente quando seu filho é sequestrado.
Concorrência para Black Mirror? Essa nova série de terror e ficção científica da Netflix tem histórias perturbadorasCrimes na Madrugada é um thriller que busca surpreender constantemente o espectador, mas que acaba se voltando completamente contra ele. A razão é que chega um ponto em que é quase impossível acreditar no que está acontecendo na tela, independentemente dos esforços de Baran bo Odar para criar uma sensação de movimento constante que impulsiona esta história de uma luta contra o relógio.
Além disso, o fato de seu estilo lembra os filmes de Michael Mann também não ajuda muito, pois acaba parecendo mais um substituto um tanto descafeinado do que algo no nível do diretor de títulos como Fogo contra Fogo, O Informante ou o recente Ferrari. No entanto, ele não é o principal responsável pelo fracasso das coisas antes do final do filme de 90 minutos.
A seu favor joga o trabalho sólido de vários membros de seu elenco, com Jamie Foxx puxando carisma para dar vida ao protagonista, enquanto Michelle Monaghan e Scoot McNairy oferecem atuações dignas de fazer parte de um filme muito melhor que é apresentado. No entanto, é interessante ver o esforço do cineasta com foco na ação, embora tenha a ficção científica sempre como guia, com acenos que já preparavam o caminho para suas produções mais populares.
Na época, Crimes na Madrugada foi um fracasso comercial indiscutível, já que custou 30 milhões de dólares e seu faturamento mundial nos cinemas mal chegou a 32. Claro que mais tarde nas plataformas funcionou muito melhor, como é o caso de sua performance na Netflix.
*Conteúdo Global AdoroCinema
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!