Vin Diesel é uma das maiores estrelas de ação da atualidade, carregando diversas franquias nos ombros largos: a franquia Triplo X, os filmes Riddick – além de, claro, a saga Velozes & Furiosos, que nos trouxe até hoje dez filmes (sem contar o spin-off Hobbs & Shaw), três dos quais quebraram a marca do bilhão nas bilheterias internacionais.
Mas mesmo alguns fãs não sabem que Vin Diesel pode fazer muito mais do que dominar acrobacias espetaculares e dirigir carros velozes por percursos impossíveis. Antes de realmente decolar como ator, realizou em 1995 um curta-metragem semiautobiográfico chamado Multi-Facial, que inclusive foi exibido no prestigiado Festival de Cannes.
O ator não apenas desempenhou o papel principal, como também escreveu o roteiro, dirigiu, produziu e compôs a trilha sonora do curta-metragem. Você pode assistir ao filme em que Vin Diesel demonstrou pela primeira vez seus talentos versáteis aqui:
Vin Diesel teve uma breve aparição não creditada em Tempo de Despertar, mas ele estreou realmente no cinema com o drama de baixo orçamento Instinto Assassino, sobre um traficante de drogas falido (interpretado pelo próprio Diesel). O filme teve recepção mista da crítica e não foi um grande sucesso, mas tudo isso pode ter sido suportável visto que um dos diretores mais famosos do mundo se identificou como fã:
Ninguém menos que Steven Spielberg ficou tão entusiasmado com Instinto Assassino que convidou Diesel para o set de seu filme histórico Amistad para parabenizá-lo por seu filme – e para informar a estrela que ele estava lhe dando um presente. Ele lhe fez sob medida o papel do soldado Adrian Caparzo em O Resgate do Soldado Ryan.
Diesel deve ter ficado maravilhado, afinal ele próprio era um grande admirador de Spielberg e já havia manifestado sua admiração ao criador de E.T. e Indiana Jones em carta de fã. No entanto, ele ainda não cumpriu um dos desejos da lenda da direção...
Steven Spielberg acusa Vin Diesel de cometer um “crime contra o cinema”
Em uma entrevista de 2020 ao The National, Vin Diesel disse: "Falando em Steven Spielberg, eu o vi recentemente e ele me disse: ‘Quando escrevi o papel para você em O Resgate do Soldado Ryan, obviamente estava contratando o ator, mas também estava secretamente defendendo o diretor que há em você, e você não dirigiu o suficiente'".
A decisão de Diesel de não perseguir suas ambições de direção além do curta-metragem de 20 minutos da franquia Velozes & Furiosos chamado "Los Bandoleros" (2009) foi até descrita pela lenda de Hollywood como um "crime contra o cinema" antes de ele finalmente implorar ao astro de ação: "Você deve voltar à cadeira de direção".
Alguém poderia pensar que seria tão fácil negar o desejo de um grande como Steven Spielberg. Mas mesmo quatro anos depois, Diesel ainda não anunciou outro projeto de direção, embora sonhasse alto em fazer uma trilogia épica sobre a vida do general Hannibal Barca. Isso vai acontecer? Manteremos você atualizado!
Aliás, junto com outras estrelas de O Resgate do Soldado Ryan, Vin Diesel ameaçou brevemente deixar as filmagens. Você pode descobrir qual foi o motivo disso e como o ator principal Tom Hanks soube como evitar o êxodo de estrelas no seguinte artigo:
"Em 20 anos você agradecerá a Deus por isso": foi assim que Tom Hanks evitou que dezenas de estrelas fugissem de um filme de guerra de Steven Spielberg*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!