Sem sombra de dúvida, Vin Diesel é uma das maiores estrelas de ação da atualidade, carregando diversas franquias nos ombros: Triplo X, Riddick – além de, claro, Velozes & Furiosos.
Mas mesmo alguns fãs não sabem que Diesel pode fazer muito mais do que dominar acrobacias espetaculares e dirigir carros velozes por percursos impossíveis. Antes de decolar como ator, ele realizou em 1995 um curta-metragem semiautobiográfico chamado Multi-Facial, que inclusive foi exibido no prestigiado Festival de Cannes.
O ator não apenas desempenhou o papel principal, como também escreveu o roteiro, dirigiu, produziu e compôs a trilha sonora do curta-metragem. Você pode assistir ao filme que Diesel demonstrou pela primeira vez seus talentos versáteis aqui:
Diesel teve uma breve aparição não creditada em Tempo de Despertar, mas ele estreou realmente no cinema com o drama de baixo orçamento Instinto Assassino, sobre um traficante de drogas falido. O filme teve recepção mista da crítica e não foi um grande sucesso, mas tudo isso pode ter sido suportável visto que um dos diretores mais famosos do mundo se identificou como fã.
Ninguém menos que Steven Spielberg ficou tão entusiasmado com Instinto Assassino que convidou Diesel para o set de seu filme histórico Amistad para parabenizá-lo por seu trabalho – e para informar à estrela que ele estava lhe dando um presente. Ele lhe fez sob medida o papel do soldado Adrian Caparzo em O Resgate do Soldado Ryan.
Steven Spielberg acusa Vin Diesel de cometer um “crime contra o cinema”
Em uma entrevista de 2020 ao The National, Diesel afirmou: "Falando em Steven Spielberg, eu o vi recentemente e ele me disse: ‘Quando escrevi o papel para você em O Resgate do Soldado Ryan, obviamente estava contratando o ator, mas também estava secretamente defendendo o diretor que há em você, e você não dirigiu o suficiente'".
A decisão de Diesel de não perseguir suas ambições de direção além do curta-metragem de 20 minutos da franquia Velozes & Furiosos chamado "Los Bandoleros" (2009) foi até descrita pela lenda de Hollywood como um "crime contra o cinema" antes de ele finalmente implorar ao astro de ação: "Você deve voltar à cadeira de direção".
Alguém poderia pensar que seria difícil negar o desejo de um grande nome como Spielberg, mas mesmo anos depois, Diesel ainda não anunciou outro projeto de direção – embora sonhasse alto em fazer uma trilogia épica sobre a vida do general Hannibal Barca. Isso vai acontecer? Só o futuro tem a resposta.