Cotado para ser o filme mais assustador do ano, a produção Longlegs - Vínculo Mortal é dirigida por ninguém menos que Oz Perkins, diretor de Maria e João: O Conto das Bruxas e I Am The Pretty Thing That Lives House, além de ser filho de Anthony Perkins, o ator que eternizou Norman Bates no filme Psicose de Hitchcock.
No macabro suspense de terror, o astro de Hollywood Nicolas Cage viverá o assassino em série Longlegs ao lado de Maika Monroe. A sombria trama acompanha a agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe), convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer em uma cidade tranquila.
À medida que Lee mergulha na investigação, ela descobre indícios perturbadores de práticas ocultas ligadas aos crimes, levando-a por um caminho sinuoso e perigoso. Conforme desvenda pistas, Harker se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a numa corrida contra o tempo para evitar novas vítimas.
Com algumas exibições nos Estados Unidos, o filme tornou-se um verdadeiro fenômeno entre seus telespectadores, que afirmaram que se trata do melhor filme de Perkins, e um dos melhores filmes de 2024. "Não é mentira. Longlegs foi tão insano que uma mulher atrás de nós começou a chorar no meio do filme, apenas 10/10."
Longlegs faz uma divulgação sinistra de seu assassino
Para a divulgação do longa-metragem, além dos intensos trailers já disponíveis, a produtora Neon apostou em criar um site fictício exclusivo para acompanhar os casos do assassino conhecido como Longlegs e dará aos espectadores mais informações sobre o quão perigoso ele é.
O site thebirthdaymurders.net se assemelha a uma página básica dos anos 2000. A página inicial do site fornece mais detalhes sobre Longlegs, descrevendo-o como um serial killer satanista ativo no Noroeste do Pacífico há quase 30 anos. Com mais de 30 vítimas confirmadas, suas ações grotescas são notórias na região, especialmente no Oregon. O site inclui detalhes das 38 vítimas de Longlegs, com descrições gráficas dos assassinatos e fotos de cenas de crime.
"Por quase três décadas, este psicopata adorador de Satanás tem aterrorizado famílias no Noroeste do Pacífico", diz o site. "Um rastro sangrento de corpos aqui no grande estado do Oregon atesta a selvageria depravada deste assassino em série único. Com mais de três dezenas de vítimas conhecidas, Longlegs é um dos assassinos em massa mais prolíficos da região, e suas façanhas grotescas são dignas de pesadelos."
Uma imagem de destaque mostra um bolo de aniversário parcialmente comido na geladeira, sugerindo uma conexão intrigante com o site. Há também uma página de "contato" enigmática, indicando um retorno em 24 de junho para possíveis atualizações sobre os "assassinatos".
Referência a um clássico do terror de 1990
Apesar de não ser a primeira vez que uma produção tenha utilizado plataformas online para divulgar conteúdo inédito sobre o contexto de seu filme ou série, Vínculo Mortal está seguindo os passos de um filme de terror que revolucionou o cinema ao "enganar" o público e até os atores que acreditaram na história sinistra de A Bruxa de Blair.
O filme teve uma campanha promocional primorosa, que levou muitos espectadores a acreditarem que estavam assistindo a um verdadeiro acontecimento paranormal. Isso ocorreu não só pelo estilo único no formato "found footage", utilizado na narrativa realista e técnicas de filmagem em primeira pessoa para envolver o espectador na experiência, mas também pelo site fictício criado antes das gravações do filme.
"Nojento e sem classe": Equipe original de A Bruxa de Blair rejeita novo projeto da franquiaA história do filme de 1999 que acompanha três estudantes de cinema que se embrenham nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente, para um ano depois apenas uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo ser encontrada, realmente foi "vendida" como verdadeira.
A produção criou um site com informações da suposta lenda da Bruxa e da vida dos personagens, contendo números de familiares para ligar caso alguém tivesse informações. Uma lista de e-mail foi criada para receber novidades e teve mais de 100 mil inscrições.
O marketing inédito e a linguagem de A Bruxa de Blair revolucionaram o gênero de terror, influenciando até hoje produções como Longlegs. O filme está previsto para chegar em 1º de agosto.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!