Lançada entre 2001 e 2003, a trilogia O Senhor dos Anéis está prestes a completar um quarto de século e muitos de seus momentos icônicos continuam marcados na memória do público – mas o que você provavelmente não sabem é que nem todos eles estavam nos roteiros. Na verdade, uma das falas mais icônicas da saga vem de um pequeno erro cometido pelo ator Ian McKellen, intérprete de Gandalf.
Se você assistiu a O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, certamente se lembra da famosa cena da ponte Khazad-dûm. Nela, Gandalf faz seus companheiros avançarem enquanto tenta deter o demônio Balrog, que fica à sua frente como um guardião.
Quando Balrog, armado com uma espada e um chicote flamejante, ataca Gandalf, o icônico personagem apoia a mão em seu cajado e aponta a espada para o monstro: “Você não passará!” (“You shall not pass”, na versão original em inglês). A questão é que, originalmente, a frase era um pouco diferente: “You cannot pass” ou, em português, “você não pode passar”.
Embora o diretor Peter Jackson tenha se empenhado em permanecer fiel ao material original nos mínimos detalhes, a cena de Gandalf acabou se tornando uma exceção. O cineasta gostou tanto da versão improvisada pelo icônico ator britânico que decidiu deixá-la assim mesmo no longa.
*Conteúdo Global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!