Um asteroide está prestes a colidir com a Terra a uma velocidade de 35 mil km/h, e um homem é recrutado pela NASA para tentar destruí-lo. Lendo essa sinopse, você certamente reconheceu a história de Armageddon, de Michael Bay, na qual Bruce Willis conduz uma equipe na missão cujo objetivo era nada menos que o futuro da humanidade.
Só que, 26 anos depois, tal iniciativa já não é mais apenas ficção científica! Lançada em outubro de 2021 pela NASA, a missão DART (Double Asteroid Redirection Test) tinha como objetivo usar uma espaçonave para tentar desviar a trajetória do asteroide Didymos e sua lua Dimorphos, localizados a 11 milhões de quilômetros da Terra.
A sonda espacial DART, com peso de 550 kg, foi lançada em setembro de 2022 em Dimorphos, que mede apenas 163 m de diâmetro. O impacto, a uma velocidade de mais de 20 mil km/h, foi transmitido ao vivo. Um grande sucesso: “Estamos embarcando em uma nova era, onde potencialmente teremos a capacidade de nos proteger do perigoso impacto de um asteroide”, declarou Lori Glaze, diretora de ciências planetárias da NASA, na época.
Embora os encontros potenciais entre asteroides próximos e a Terra sejam muito pequenos, eles não deixam de ser uma ameaça. Em 2013, na Rússia, uma chuva de meteoros - incluindo um asteroide de 19 metros - caiu na região de Chelyabinsk, 1.500 km a leste de Moscou, causando quase 1.500 feridos.
Armageddon está disponível no Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!