Minha conta
    Para assistir no Dia do Cinema Brasileiro: 3 joias do cinema nacional que vale a pena conhecer
    Debora Tavares
    Debora Tavares
    Jornalista, da periferia, criada a base de novelas mexicanas e apaixonada por cultura popular. Adoro cinema, mas troco a pipoca amanteigada por um biscoito amarelo duvidoso para me acompanhar na sessão.

    No dia que exalta a produção do cinema nacional, conheça 3 histórias emblemáticas que marcaram o audiovisual

    No dia 19 de junho de 1898, o ítalo-brasileiro Affonso Segretto registrou as primeiras gravações cinematográficas no Brasil na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A data foi escolhida décadas depois para ser lembrada como o Dia do Cinema Brasileiro.

    Das primeiras filmagens feitas por Segretto para seu curta-metragem “Vista da Baía da Guanabara” até filmes aclamados como Deus e o Diabo na Terra do Sol, o chão do cinema nacional já foi asfaltado por muitas mãos, desde os mestres da ficção como Glauber Rocha e documentaristas como Eduardo Coutinho.

    Que tal conhecer ou relembrar alguns títulos que marcaram o cinema brasileiro? Veja os 3 filmes nacionais destacados pelo AdoroCinema, a seguir!

    Cabra marcado para morrer

    Mapa Filmes

    Cabra marcado para morrer é considerado um dos mais importantes filmes brasileiros, mesmo 41 anos depois de seu lançamento.

    O cineasta Eduardo Coutinho retoma, em 1981, o filme que foi interrompido pela ditadura militar ainda em 1962, sobre a vida do líder da Liga Camponesa de Sapé (PB), João Pedro Teixeira. Quase vinte anos depois, o cineasta volta a região em busca da viúva e ex-líder rural, Elizabeth Teixeira, além de seus filhos.

    • Onde assistir: Globoplay e Prime Video
    A odisseia do cinema brasileiro A odisseia do cinema brasileiro
    A odisseia do cinema brasileiro
    A odisseia do cinema Brasileiro mergulha nos seus principais movimentos
    89.16R$
    Eu quero!

    O céu de Suely

    VideoFilmes

    O Céu de Suely é considerado pela Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) o 70º melhor filme brasileiro de todos os tempos e se passa em Iguatu, uma pequena cidade do Ceará.

    A protagonista é Hermila, uma jovem de apenas 21 anos nascida e criada no sertão cearense e, assim como quase todos da cidade Iguatu, ela vai embora. O filme mostra o seu retorno à pequena cidade, agora com um filho e sem o marido, que desaparece sem deixar rastros. Ela rifa seu próprio corpo na intenção de conseguir juntar dinheiro para ir embora de Iguatu novamente.

    • Onde assistir: Globoplay, Netflix, Prime Video

    Rio 40 graus

    Itau Cultural

    Rio 40 Graus, de Nelson Rodrigues, foi um divisor de águas na construção de um cinema brasileiro político e um dos filmes considerados percursores do Cinema Novo, um dos mais importantes movimentos do cinema brasileiro.

    O filme acompanha um dia típico de verão no Rio de Janeiro pela perspectiva de cinco garotos negros que descem a favela onde vivem para vender amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.

    Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução
    Glauber Rocha: Cinema, Estética e Revolução
    Um aprofundamento na vida e obra de Glauber Rocha, principal porta-voz do Cinema
    28.76R$
    Eu quero!

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Comentários
    Back to Top