Minha conta
    “Foi tudo culpa minha”: Este clássico da ficção científica é o grande fracasso de um dos maiores diretores do cinema, mas fez ele aprender uma importante lição
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    David Lynch não se orgulha deste trabalho.

    Antes de Denis Villeneuve levar com maestria Duna para as grandes telas, David Lynchhavia feito o trabalho na década de 1980. Entretanto, o filme comandado pelo diretor de Twin Peaks não obteve o mesmo sucesso que o de Villeneuve, rendendo algumas entrevistas sobre o assunto.

    Para contextualizar, em 1984, Lynch adaptou o primeiro romance da saga literária escrita por Frank Herbert com Kyle MacLachlan no papel protagonista de Paul Atreides. Após o lançamento, público e crítica odiaram o resultado, levando a uma arrecadação de meros 30 milhões de dólares em todo o mundo - contra um orçamento de 40 milhões.

    “É um dos melhores filmes de ficção científica que já vi” Steven Spielberg se rende à grandeza de Duna e elogia uma cena acima de todas as outras

    Assim, durante uma entrevista recente para a National Public Radio, Lynch falou um pouco sobre sua carreira, mergulhando em seus métodos, sucessos e também fracassos. De acordo com ele, a obra com que mais aprendeu foi Duna, colocando da seguinte forma:

    “Meu filme Duna foi o fracasso que mais aprendi. Eu já sabia que deveria ter a versão final antes de assinar para fazer um filme. Mas, por alguma razão, pensei que tudo ficaria bem e não coloquei o corte final no meu contrato. E no fim das contas, Duna não era o filme que eu queria fazer, porque não tive a palavra final.”

    Ele ainda completa:

    “Então essa é uma lição que eu já sabia antes, mas agora não tem como mais voltar atrás. Por que alguém trabalharia três anos em algo que não era seu? Por que? Por que fazer isso? Por que? Eu morri ali. E foi tudo culpa minha por não saber colocar isso no contrato.”

    Vale ressaltar que esta não é a primeira vez que o cineasta fala sobre sua experiência trabalhando em Duna. Em 2023, em conversa com o Cahiers du Cinéma, ele afirmou que nunca veria a versão lançada por Villeneuve - assim como em 2021, quando confessou que tem orgulho de toda a sua carreira, exceto de Duna.

    Duna
    Duna
    Data de lançamento 28 de setembro de 2018 | 2h 20min
    Criador(es): David Lynch
    Com Kyle MacLachlan, Jürgen Prochnow, Francesca Annis
    Usuários
    3,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top