Essa história é tão famosa e popular que já foi transformada em filmes, livros e produções de TV inúmeras vezes. Provavelmente, a versão mais divertida e também a mais fiel da história é a de Rebelião em Alto-Mar, de 1984, com Mel Gibson.
Em 1787, um navio inglês chamado HMS Bounty, sob o comando do tenente William Bligh (Anthony Hopkins), deveria transportar mudas da árvore fruta-pão do Taiti para a Jamaica. No entanto, como as plantas ainda não eram grandes o suficiente para o transporte, a tripulação teve que esperar um pouco na ilha do Mar do Sul.
Lá, os membros da tripulação apreciaram a vida despreocupada do campo e dos habitantes locais. Ambos contrastavam com o severo regimento que o capitão Bligh conduzia em seu navio. Quando ele se torna cada vez mais imprevisível e neurótico e começa a punir sua tripulação por nada, surge um motim no Bounty liderado por Fletcher Christian (Mel Gibson).
O motim no Bounty foi transformado em filme várias vezes
Os primeiros livros sobre os eventos foram escritos logo após o incidente histórico. Atualmente, há cinco filmes de cinema e várias produções de TV dedicadas a diferentes aspectos do incidente. O interessante não é apenas o motim em si, mas, acima de tudo, a viagem de aventura do capitão, que foi deixado à deriva em um bote aberto com seus últimos súditos leais.
No entanto, os amotinados e sua fuga para a então bem escondida ilha de Pitcairn, no Mar do Sul, também costumam ser o centro das atenções. Eles acabaram queimando o Bounty e diz-se que os descendentes dos amotinados ainda vivem na ilha atualmente.
Rebelião em Alto-Mar está disponível no MGM+ e também pode ser comprado ou alugado no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!