Minha conta
    É o melhor filme da Netflix de 2024 e quase ninguém sabe disso: Uma história de assalto fascinante, mais emocionante do que a maioria dos filmes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Um documentário notável sobre um dos ladrões de banco mais famosos dos Estados Unidos.

    A Netflix lança filmes originais toda semana, mas quantidade é uma coisa, qualidade é outra, e a safra deste ano foi um tanto decepcionante. Claro, há alguns títulos que valem a pena conferir, mas nada realmente memorável. Não que Como Roubar um Banco seja uma obra-prima, mas por enquanto é o melhor filme original da Netflix em 2024.

    Infelizmente, Como Roubar um Banco está passando completamente despercebido desde que chegou à Netflix em 5 de junho. Imagino que não tenha ajudado o fato de ter sido lançado ao mesmo tempo que Sob as Águas do Sena, o mais recente blockbuster da plataforma, que ele supera facilmente em termos de interesse, embora também possa ser que o fato de ser um documentário não tenha ajudado.

    Como Roubar um Banco gira em torno da história de Scott Scurlock, um ladrão de bancos que, na década de 1990, estava se esquivando do sistema judiciário americano há anos. Uma de suas grandes inspirações foi o filme Caçadores de Emoção (1991), mas há também outros filmes que deixaram sua marca em uma pessoa fascinante que conseguiu roubar 18 bancos e fugir com mais de 2 milhões de dólares.

    Netflix

    Obviamente, uma coisa é contar uma história convincente e outra é criar um documentário que realmente capte o que há de especial nela, mas os diretores Seth Porges e Stephen Robert Morse acertaram em cheio. Desde a maneira bem-sucedida de recriar os roubos e outros eventos em imagens - o uso de animação no estilo storyboard é excelente - até as entrevistas com acesso inesperado e um tanto surpreendente a depoimentos de policiais envolvidos no caso.

    Porges e Morse tampouco cometem o erro de idealizar demais Scurlock, pois uma coisa é ele ser tão peculiar e carismático a ponto de nos sentirmos atraídos por sua história, e outra é esquecer que ele era um criminoso que provavelmente passou a maior parte de sua vida sob o efeito de drogas e manteve seus entes queridos sob falsos pretextos. Outra coisa é que alguns confundem seu interesse em captar por que a figura de Scurlock ainda é tão atraente tantos anos depois com uma possível glorificação da figura de um criminoso.

    Apelidado de Hollywood por sua abordagem aos assaltos, Como Roubar um Banco é mais envolvente do que muitos dos filmes lançados todos os anos, a ponto de alguns dos eventos que realmente aconteceram parecerem saídos diretamente da mente de um roteirista. E consegue fazer isso sem nunca deixar de oferecer um retrato bastante completo de Scurlock, que ele se esforça tanto para decifrar a qualquer custo, e de tudo o que o cerca.

    A propósito, se você não está convencido, é preciso salientar que o filme tem atualmente uma avaliação 100% positiva no Rotten Tomatoes.

    Como Roubar um Banco está disponível para streaming na Netflix.

    Como Roubar um Banco
    Como Roubar um Banco
    1h 26min
    Com Jordan Burtchett, Kurt Ostlund, Scott Patey
    Usuários
    2,9

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top