Minha conta
    Um dos intérpretes de Batman comeu vermes reais quando fez este grande filme de guerra
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    O diretor Werner Herzog é um homem de extremos. Para esta produção de guerra, ele encontrou um parceiro agradável na estrela de O Cavaleiro das Trevas para testar os limites juntos.

    Na verdade, ele fez o furioso Klaus Kinski rebocar um navio sobre uma montanha na selva, continuou uma entrevista quase sem se importar com o mundo, mesmo tendo levado um tiro - e uma vez até comeu o sapato. Werner Herzog é um homem de extremos que está quase viciado em ir além dos seus próprios limites.

    Portanto, é lógico que ele tenha trabalhado com outro artista radical no filme de guerra, O Sobrevivente: Christian Bale. A estrela vencedora do Oscar por O Vencedor passou fome, sustentou incríveis 31 quilos por O Operário e engordado quase 20 quilos por Vice. O fato de Bale também ser conhecido por seus acessos de raiva no set, na verdade, faz dele um sucessor de Kinski de certa forma.

    Christian Bale, o camaleão: Relembre as transformações do ator

    É disto que se trata O Sobrevivente

    Dieter Dengler (Bale) não quer nada mais do que voar. É por isso que ele obteve a cidadania americana aos 18 anos e se alistou na Marinha. Em 1965 ele estava estacionado no Golfo de Tonkin para participar de um bombardeio no Laos. Ninguém percebeu a altura que o conflito limitado no Vietnam se transformaria numa guerra real.

    Diretamente acima da selva, Dieter é retirado do céu e colocado em um campo de prisioneiros, onde é torturado e humilhado todos os dias. Aqui ele conhece outros prisioneiros como Duane (Steve Zahn) e Gene (Jeremy Davies). Juntos, eles começam a fazer planos de fuga para deixar não só o acampamento, mas também a selva para trás.

    MGM

    Werner Herzog retorna à selva

    Já em 1997, Werner Herzog tratou da verdadeira história de Dieter Dengler e encenou o documentário, O Pequeno Dieter Precisa Voar. Dengler, originário de Wildberg, é o único dos 500 soldados que conseguiu escapar sozinho do cativeiro no Laos. Não admira que Herzog tenha ficado emocionado com essa história: o extraordinário é mais uma vez o foco.

    Rescue Dawn, no original, também se tornou um filme especial porque Werner Herzog tinha um orçamento de dez milhões de dólares à sua disposição para retornar ao martírio verde. O longa foi rodado na majestosa selva da Tailândia, que só Herzog consegue encenar dessa forma fascinante: um organismo ao mesmo tempo paradisíaco e ameaçador, que respira, fervilha e devora.

    Em qualquer caso, O Sobrevivente é principalmente um filme que você pode vivenciar fisicamente. Até porque Werner Herzog pôde contar com atores que estavam dispostos a ir até aos seus limites e mais além: o personagem-título de Batman - O Cavaleiro das Trevas, Christian Bale, Steve Zahn e Jeremy Davies passaram fome até o osso e transmitiram a tortura psicológica do cativeiro ao mundo exterior com seus corpos.

    Bale, que também devora um pote cheio de vermes vivos e crava os dentes na carne de uma cobra, disse sobre o trabalho com Werner Herzog que ele foi o diretor mais prático que conheceu pessoalmente. No final das filmagens, Herzog teria perdido quase todas as unhas dos pés. Você pode dizer que O Sobrevivente foi sobre levar seu próprio desempenho e sofrer ao máximo, não apenas na frente das câmeras, mas também por trás delas.

    MGM

    O Sobrevivente funciona brilhantemente como um filme de aventura

    Se você ignorar a paixão com que Werner Herzog retrata a selva e assim desacelerar deliberadamente o ritmo da narrativa, consegue algo mais com a produção: um excelente filme de aventura. No espírito de Papillon ou Fugindo do Inferno, trata-se também de amizade e fuga.

    O vínculo que surge entre Christian Bale e Steve Zahn torna-se cada vez mais claro como o núcleo emocional da trama avança cada minuto que passa. A luta entre o homem e a natureza, motivada na vida de Werner Herzog, desenrola-se aqui não a partir de uma perspectiva megalomaníaca, mas de camaradagem: você torce pelos dois homens.

    Nos últimos minutos, O Sobrevivente se torna um conto heroico de Hollywood. Werner Herzog adora a força avassaladora que mesmo pessoas “normais” podem liberar em circunstâncias extremas. No caso da produção, ele agora também pode falar de redenção: Dieter Dengler conseguiu escapar – e sobreviveu a mais quatro acidentes de avião em sua vida. Um verdadeiro personagem de Herzog cuja vida só acontece no limite.

    Agora disponível no streaming: É difícil acreditar em quem esteve envolvido nessa nova aventura da Netflix!

    A propósito, Christian Bale também ganhou experiências únicas durante as filmagens de outro filme de guerra. E isso quase o levou a encerrar sua carreira.

    O Sobrevivente
    O Sobrevivente
    2h 06min
    Criador(es): Werner Herzog
    Com Christian Bale, Steve Zahn, Jeremy Davies
    Usuários
    3,8

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top