Um ano depois de Os Bons Companheiros, outro filme de gângster foi lançado. Apesar do interesse renovado pelas histórias de máfia, Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés rapidamente desapareceu nas sombras e sequer chegou a desempenhar um papel significativo na história do gênero - mesmo oferecendo um elenco forte.
A adaptação do romance homônimo de E.L. Doctorow se passa na década de 1930, na época da Lei Seca. O jovem Billy Bathgate (Loren Dean) se junta à gangue do conhecido Dutch Schultz (Dustin Hoffman) e continua subindo na hierarquia até se tornar um confidente próximo do chefão.
Como se a vida de gangster não fosse perigosa o suficiente, Billy se apaixona por Drew (Nicole Kidman), namorada de um dos rivais de Schultz. O relacionamento e o temperamento assassino de Schultz colocam Billy em apuros, e o jovem fica dividido entre a lealdade ao chefe e a compreensão de que deve deixar a vida na máfia.
Muita coisa acontecendo na frente e atrás das câmeras
Além de Hoffman e Kidman, Stanley Tucci e Bruce Willis também estrelam o filme. Tudo indicava que a produção seria um sucesso - ao menos com a imprensa. Mas o público não se interessou por ele, e as críticas foram tudo menos eufóricas.
O famoso crítico Roger Ebert não foi o único a fazer comparações entre o filme e a obra de Martin Scorsese, especialmente entre os personagens principais: “Henry Hill (Ray Liotta) é um personagem cheio de energia e curiosidade - um lutador, um intrigante, louco e excêntrico. Billy Bathgate parece estar um pouco mais envolvido em suas cenas do que uma câmera olhando para um lado e para outro, tomando cuidado para não perder nada e sem ter opiniões próprias."
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!