Minha conta
    “Fui condenado e ridicularizado”: O diretor de O Poderoso Chefão ainda recebe duras críticas por seu filme mais odiado
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Francis Ford Coppola fez algumas das maiores obras-primas da história do cinema, mas depois de vários fracassos, sua carreira logo decaiu. Até hoje ele ainda não entende o ódio de um filme com Robin Williams e Jennifer Lopez.

    Francis Ford Coppola pode relembrar uma carreira única e cheia de acontecimentos: com Apocalypse Now e os dois primeiros filmes de O Poderoso Chefão, ele foi responsável por algumas das maiores obras da história do cinema, que não são apenas para a comunidade AdoroCinema, o melhor filme de guerra e dois dos melhores filmes de gangster de todos os tempos.

    Mas, ao contrário de contemporâneos como Martin Scorsese e Steven Spielberg, que ainda hoje fazem regularmente filmes altamente aclamados, Coppola não conseguiu manter o seu status: Apocalypse Now já o deixou, devido às filmagens mais do que caóticas e longas, à beira da ruína financeira - mas mesmo mais tarde, o homem de 85 anos não parou de investir milhões de sua própria fortuna em projetos que fracassaram nas bilheterias.

    Depois de assistir a esse filme, Steven Spielberg pensou seriamente em abandonar o cinema: “Nunca conseguirei atingir esse nível”

    O orçamento de O Fundo do Coração (1982) disparou dos 2 milhões de dólares originalmente planejados para 25 milhões – mas com receitas de bilheteria em todo o mundo de apenas 636.796 mil, o romance ricamente encenado se tornou um dos mais catastróficos fracassos de todos os tempos, dos quais o lendário cineasta nunca conseguiu se recuperar totalmente. Apesar de suas grandes ambições, seus filmes subsequentes (Vidas Sem Rumo e O Selvagem da Motocicleta) também não foram bem recebidos pelo público, e Coppola foi forçado a deixar de ser um diretor mestre para se tornar um cineasta comissionado.

    Francis Ford Coppola teve que suportar o ridículo e a malícia por causa deste filme

    Hollywood Pictures

    Depois de inicialmente hesitar em fazer O Poderoso Chefão 2, ele levou uma terceira parte ao cinema em 1990 apenas pelo dinheiro. Dois anos depois, o opulento terror vampiro, Drácula de Bram Stoker, tornou-se seu maior sucesso em 20 anos, mas apenas um trabalho como diretor depois arruinou esse triunfo:

    Em 1996, ele assumiu as rédeas de um projeto atípico - a tragicomédia sentimental Jack, na qual Robin Williams interpreta uma criança de dez anos presa no corpo de um homem de 40. Os papéis coadjuvantes incluíram Diane Lane (que já atuou em Cotton Club de Coppola) e Jennifer Lopez (Atlas).

    Hollywood Pictures

    Jack arrecadou decepcionantes 78 milhões de dólares globalmente (contra um orçamento de 45 milhões), mas o filme ficou ainda pior quando se tratou de críticas: a maioria dos críticos detonou a produção, e 24 anos mais tarde, no Rotten Tomatoes conta apenas 17% de resenhas predominantemente positivas.

    Coppola não entende o ódio de Jack

    Apenas uma pessoa ainda defende o filme hoje: Francis Ford Coppola. “Jack foi um longa que todos odiaram e pelo qual fui constantemente condenado e ridicularizado”, lembra ele em entrevista (via Far Out Magazine). “Devo dizer que acho Jack fofo e divertido. Não odeio isso tanto quanto todo mundo, o que é óbvio porque fui eu que fiz. Eu sei que deveria ter vergonha disso, mas não tenho. Não sei por que todo mundo o odiava tanto. Acho que foi a natureza do filme.”

    O roteirista Gary Nadeau estava menos otimista em retrospecto, ao dizer ao The Telegraph: “Achei que minha carreira havia acabado. E não só isso, pensei que seria o homem que destruiria a carreira de Francis Ford Coppola.”

    "É a coisa mais maluca que já vi": Essa ficção científica demorou 40 anos para ser produzida e está dividindo opiniões

    Não chegou tão longe: um ano depois, Coppola filmou a sólida adaptação cinematográfica de John Grisham, O Homem Que Fazia Chover, com Matt Damon, antes que as coisas se acalmassem para o veterano de Hollywood. Mas só recentemente ele voltou, após uma pausa de 13 anos na direção ao Festival Internacional de Cinema de Cannes - com seu projeto de ficção científica, Megalopolis, que ele financiou em grande parte com seu próprio dinheiro. A data de lançamento nos cinemas brasileiros ainda está pendente.

    Jack
    Jack
    Data de lançamento 24 de março de 2020 | 1h 53min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Robin Williams, Diane Lane, Brian Kerwin
    Usuários
    4,2
    Assista agora em Disney +

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top