O que é o pé de coelho em Missão Impossível 3? O que há no último pacote FedEx de Tom Hanks no final de Náufrago? De onde vêm as terríveis cicatrizes no rosto do Coringa em O Cavaleiro das Trevas?
Embora a maioria dos longas-metragens opte por deixar o espectador sair com todas as chaves do enredo na mão, outros filmes, um pouco mais raros, têm um prazer malicioso em turvar as águas, deixando algumas áreas cinzentas e preservando alguns mistérios que rapidamente se transformam em teorias quando o filme termina.
Isso é particularmente verdadeiro em Cloverfield - Monstro, o golpe cinematográfico de Matt Reeves que arrasou o público quando foi lançado em 2008. Optando por um estilo de câmera on-board, esse filme de ficção científica contou a história da destruição de Manhattan por uma criatura gigantesca que devastou tudo em seu caminho.
De onde veio o monstro?
Poderoso e de ritmo acelerado, o filme nunca oferece uma resposta clara à pergunta que muitos fãs ainda fazem hoje: de onde veio o monstro? De fato, durante os 91 minutos de Cloverfield, os protagonistas do filme estão ocupados demais tentando escapar da criatura para se interessar por suas origens.
Como a natureza abomina o vácuo e os espectadores odeiam pontos de interrogação, eles criaram várias hipóteses para resolver o enigma.
A mais convincente dessas teorias se baseia no princípio de que a criatura vem do céu (ou até mesmo do espaço) e se baseia em um detalhe perturbador visto por alguns espectadores nos segundos finais do filme.
O monstro vem do espaço sideral
À 1 hora, 13 minutos e 21 segundos, em uma cena de flashback na qual os dois personagens principais filmam a baía de Manhattan um mês antes do desastre, um pequeno ponto pode ser visto caindo na água. Poderia ser esse o momento exato em que o monstro aterrissou na Terra?
Essa teoria foi recentemente consolidada por The Cloverfield Paradox, um spin-off do primeiro longa-metragem a ser lançado na Netflix em 2019, que trata de uma estação espacial acidentada e uma fenda temporal que pode afetar o passado e o futuro, permitindo que monstros ou criaturas marinhas cheguem à nossa dimensão.
Seja qual for o caso, e de onde quer que a criatura de Cloverfield venha, o diretor Matt Reeves nos deu uma informação importante sobre ela em janeiro de 2023, falando ao Syfy. De acordo com o diretor, a criatura é nada mais nada menos que... um bebê perdido à procura de sua mãe.
"(...) Tivemos que descobrir como dirigir o monstro, por assim dizer. E, portanto, entender o que estava acontecendo com [ele], emocionalmente. E, para mim, o grande segredo era que o monstro era um bebê e estava sofrendo de ansiedade de separação", explicou.
"O motivo pelo qual ele estava se assustando era porque estava procurando sua mãe. Portanto, ele estava tão apavorado quanto os personagens principais (...). É o caos (...) Esse aspecto é algo sobre o qual conversamos durante o desenvolvimento da criatura, e isso guiou a maneira como eu a filmei".
Levando em conta todos esses elementos, qual seria sua hipótese sobre as origens do monstro?
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!