O décimo filme de Christopher Nolan, Dunkirk, conta a história da retirada catastrófica de cerca de 400 mil soldados britânicos, canadenses, franceses e belgas cercados por tropas alemãs no porto de Dunquerque, na França, em 1940. Entre tantos fãs da trama, um dos maiores deles é outro renomado diretor, Damien Chazelle.
“Um grande dedo do meio”
A mente por trás dos aclamados Whiplash - Em Busca da Perfeição, La La Land e Babylônia declarou em 2017, à Variety, que acha o filme de guerra extraordinário: “No contexto atual, como pode um filme chamado Dunkirk atrair tantas pessoas aos cinemas de todo o país? É um pequeno milagre, um grande dedo do meio para todos aqueles que dizem que não há mais espaço para assumir riscos na tela grande."
"É puro cinema, está no mesmo nível de Lawrence da Arábia ou 2001 - Uma Odisséia no Espaço. Está mais próximo do melhor trabalho de David Lean do que qualquer outro filme recente de que me lembro", completou.
Uma bela homenagem e uma comparação lisonjeira, já que Lean é considerado um dos grandes cineastas do século XX, tendo dirigido, além do já citado Lawrence da Arábia, A Ponte do Rio Kwai, Dr. Jivago e A Filha de Ryan.
E a admiração é mútua! Isso porque, no livro The Nolan Variations: The Movies, Mysteries, and Marvels of Christopher Nolan, o diretor de O Cavaleiro das Trevas declarou seu amor por La La Land:
Para mim, La La Land é um filme extraordinário. Já assisti três ou quatro vezes, é incrivelmente encenado - e, geralmente, não gosto de musicais
Dunkirk está disponível no Prime Video.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!