Em poucos dias, um dos filmes mais aguardados de 2024 finalmente chegará aos cinemas brasileiros. Quase uma década após o lançamento do longa original, indicado ao Oscar de Melhor Roteiro e vencedor da categoria de Melhor Animação, Divertida Mente 2 levará a audiência de volta à mente de Riley.
Com um salto temporal, a protagonista agora se encontra mais velha, passando pela tão temida puberdade. Junto do natural amadurecimento da garota, a sala de controle mental da jovem também está passando por uma demolição para dar lugar a algo totalmente inesperado.
"Era muito pesado": Sombria demais para Divertida Mente 2, essa emoção foi descartada do novo filme da PixarAs já conhecidas, Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojinho, que há muito tempo administram uma operação bem-sucedida, não têm certeza de como se sentir quando novos inquilinos chegam ao local, a Ansiedade, a Inveja, a Vergonha e o Tédio.
Introduzir novas emoções foi um grande desafio para o diretor Kelsey Mann, sobretudo no processo de apresentá-las como personagens essenciais para o crescimento de Riley. Em entrevista ao AdoroCinema, o cineasta abordou a forma como trouxe a Ansiedade para os holofotes da trama sem que se tornasse completamente uma vilã, ainda que seja a principal antagonista da animação.
“É muito engraçado. As novas emoções começaram assim [como vilãs], para ser honesto, especialmente a Ansiedade. Sempre tive a ideia desde o começo, de que a Ansiedade entraria e assumiria o controle, porque era algo com o qual eu definitivamente poderia relacionar tanto com adolescentes quanto comigo", disse o cineasta ao explicar como procurou encontrar uma universalidade dentro da narrativa.
Sobre a emoção dublada no Brasil por Tatá Werneck, o realizador afirma que ela é importante, pois “até mesmo agora, em alguns momentos, acho que é algo que você sempre tem que administrar". Nos primeiros esboços de Divertida Mente 2, a personagem seria muito diferente. “Ela era mais uma vilã”, revelou. “Ela ainda é a antagonista do filme, mas ela não se vê dessa forma."
“Quero ver aquela coisa disparar”: Divertida Mente 2 não vai abandonar ideia apresentada no final do longa originalEsse processo de mudança sobre a retratação da Ansiedade veio com o tempo. "Só quando começamos realmente a nos dedicar à pesquisa para saber por que você e eu, por que todos nós temos ansiedade, entendemos que ela realmente está lá para tentar nos proteger e nos ajudar", disse.
"O filme realmente começou a funcionar quando percebemos que a Ansiedade ama Riley tanto quanto a Alegria, e as duas realmente são quase como dois pais discutindo sobre a melhor forma de cuidar de seus filhos, mas elas estão fazendo isso por amor e proteção. Entretanto, como a ansiedade de qualquer pessoa, isso pode ir longe demais", concluiu.
Divertida Mente 2 estreia em 20 de junho nos cinemas brasileiros.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!