Minha conta
    156 takes por 3 segundos: A cena do Homem-Aranha que levou 16 horas para ser filmada porque não havia efeitos especiais
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Tobey Maguire teve que fazer tudo certo em um momento do filme em que os reflexos do Homem-Aranha são o foco principal.

    Hoje em dia, quando pensamos nos bastidores de um filme de super-herói, antes de o resultado final chegar aos cinemas, as telas verdes e os efeitos especiais estão entre as primeiras coisas que vêm à mente. A tecnologia tornou possível simplificar cenas e sequências que seriam uma verdadeira dor de cabeça no meio da filmagem. Como, por exemplo, a que levou 16 horas de trabalho da equipe do Homem-Aranha (2002) para ser realizada.

    O momento em questão ocorre depois que Peter Parker, de Tobey Maguire, adquire seus poderes. No filme dirigido por Sam Raimi, há um momento em que o protagonista salva MJ, interpretada por Kristen Dunst, de uma certa queda. A sequência se passa na cafeteria do colégio. MJ está andando com uma bandeja cheia de comida quando escorrega em uma poça no chão. Peter Parker usa seus excelentes reflexos para pegá-la e sua bandeja, que ele usa para pegar a comida que voa.

    Sony Pictures

    Surpreendentemente, esse momento, que dura cerca de 3 segundos, foi filmado de forma prática. Acredite ou não, não há efeitos especiais. Quanto custou para obter o resultado perfeito? 156 tomadas.

    A cena, que é considerada uma das mais difíceis de filmar, foi discutida nos comentários do DVD pelo diretor de efeitos visuais do filme, John Dykstra. Dunst, por sua vez, confirmou que tudo era real e acrescentou que eles colocaram cola na mão de Maguire para que a bandeja grudasse e ela pudesse pegar o resto dos objetos sem problemas. É claro que coisas como a geleia e o sanduíche foram colados em seus pratos para facilitar as coisas.

    “Ele fez essa brincadeira em que pega todas as coisas de verdade... 156 tomadas!”, diz Dykstra.

    É interessante notar que a Sony queria remover a cena, mas mudou de ideia quando Raimi insistiu em mantê-la por causa de todo o trabalho envolvido.

    O Homem-Aranha foi um grande sucesso e, sem dúvida, uma das principais sementes do atual Universo Cinematográfico da Marvel. O filme, o primeiro de uma trilogia do Homem-Aranha, arrecadou mais de 825 milhões de dólares em seu lançamento em 2002. Maguire trouxe seu Peter Parker de volta à vida em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, o terceiro filme do Homem-Aranha de Tom Holland. Além dele, Andrew Garfield também voltou a assumir o lugar de seu Peter Parker.

    Homem-Aranha
    Homem-Aranha
    Data de lançamento 17 de maio de 2002 | 2h 01min
    Criador(es): Sam Raimi
    Com Tobey Maguire, Willem Dafoe, Kirsten Dunst
    Imprensa
    3,9
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    3,0
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top