Quando Steven Spielberg anuncia um novo filme, os atores conhecidos geralmente se alinham – e dificilmente há uma estrela de Hollywood que se arrependeu de ter o criador de Tubarão e E.T. - O Extraterrestre na frente dela para estar diante das câmeras.
Mas há mais de 25 anos, alguns atores consideraram seriamente ir contra a lenda da direção. O motivo foram os preparativos extremamente árduos para O Resgate do Soldado Ryan, com o qual Spielberg deveria mais uma vez fazer história no cinema: com onze indicações, o elaborado épico da Segunda Guerra Mundial conseguiu um total de cinco Oscars, onde, além de melhor diretor, ganhou principalmente nas categorias de prêmios técnicos – pela câmera brilhante de Janusz Kaminski, melhor edição e som.
Não é de admirar: só a sequência de abertura de 20 minutos, em que Spielberg nos atira bem no meio do chamado Dia D (ou seja, os desembarques dos Aliados na Normandia), é uma obra-prima técnica tão realista que uma linha direta de emergência para veteranos teve que ser criada posteriormente.
Mas o realismo teve um preço: Spielberg decidiu enviar seus atores para um campo de treinamento dirigido pelo capitão Dale Dye, um veterano do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos. Como parte de um treinamento intensivo de uma semana, eles deveriam experimentar em primeira mão como é estar preparado para uma missão de guerra – e, dessa forma, apresentar performances particularmente autênticas.
"Eles faziam treinamento físico intenso todos os dias e eu os aplicava no mesmo tipo de programa que teria sido dado aos soldados de infantaria básicos em 1943/4", disse Dye ao Yahoo! News. "Como tive que comprimir tudo isso em três ou quatro dias, eles trabalharam dia e noite".
No entanto, o rigor e os métodos duros dos militares rapidamente se tornaram excessivos para alguns participantes. Edward Burns, que interpreta o soldado Richard Reiben em O Resgate do Soldado Ryan, descreveu seu tempo no campo de treinamento como a pior experiência de sua vida.
Esse é um dos melhores filmes de guerra, mas a equipe de filmagem apareceu acidentalmente em uma das cenasTom Hanks impediu que as estrelas escapassem
Edward Burns e alguns de seus colegas estavam prestes a desistir – mas o ator principal Tom Hanks lançou uma intervenção. Por um lado, ligou para o diretor para explicar o quão tensa estava a situação no local. Por outro lado, ele tentou persuadir os atores exaustos a não deixarem o acampamento – e, consequentemente, a produção do filme.
"Estávamos todos exaustos, todos queríamos ir embora e aqui estava esse cara que era um superstar, que não precisa estar aqui, votando para ficar", disse o posterior astro de Velozes & Furiosos, Vin Diesel, que interpretou um de seus primeiros papéis no cinema como o soldado Adrian Caparzo. "Ele disse: 'Gente, daqui a 20 anos, você vai olhar para trás e desejar a Deus ter terminado'". Esse conselho de Tom Hanks funcionou e os atores continuaram por vários dias no campo de treinamento de Dale Dye.
O resultado foi um grande filme e um dos maiores clássicos de Steven Spielberg, que sempre lembraremos e que foi um sucesso em todas as suas carreiras.
*Conteúdo global AdoroCinema
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!