Clint Eastwood deve um dos maiores sucessos da primeira metade de sua carreira apenas à sua convicção, pois além dele ninguém acreditava nisso. E essa convicção o levou a estrelar o longa-metragem de comédia e ação Doido para Brigar... Louco para Amar, de 1978.
O filme um tanto desconhecido conta como Philo Beddoe (Clint Eastwood) decide participar de lutas de boxe sem luvas para sobreviver. Quando a cantora Lynn, por quem ele está apaixonado, desaparece sem deixar rastros, Philo, com a ajuda de seu amigo Orville e de seu orangotango Clyde, começa uma investigação para encontrá-la. Mas seu caminho não será sem luta.
Em 2003, Eastwood falou em uma entrevista ao The Guardian que todos o haviam aconselhado a não fazer um filme no qual ele atuaria ao lado de um orangotango:
“Sim, fiz algumas escolhas estranhas em minha carreira. Meu agente e todos os outros me imploraram para não fazer esse filme. Foi depois de Perseguidor Implacável. Eu tinha feito muitos filmes de ação e aventura, e eles disseram: ‘Isso não parece com você’ e eu respondi: ‘Então, o que parece comigo? Eu não sei’.”
Mas então, por que ele fez isso contra todas as probabilidades?
“Na minha opinião, isso me permitiu alcançar uma geração mais jovem, fazer um filme que as crianças pudessem ver (...). E havia algo surpreendentemente ‘moderno’ no filme – esse cara estranho confia em um orangotango e tem sua namorada levada embora: é tudo um pouco diferente [dos filmes comuns]. Parecia algo a ser feito na época.”
O ator também conta que foi ótimo filmar com um orangotango. “Foi como trabalhar com uma criança de seis anos. Eles devem atingir o nível de uma criança de sete anos e só têm a capacidade de atenção de uma criança, então você tem que dar tudo de si desde a primeira tomada”, comentou.
Após seu lançamento, o filme foi um sucesso incrível, arrecadando mais de 100 milhões de dólares em todo o mundo e levando Eastwood a aparecer em uma sequência do filme em 1980: Punhos de Aço - Um Lutador de Rua. Dessa vez, o filme arrecadou 70 milhões de dólares, o que ainda era um dos maiores sucessos de bilheteria do ator na época.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!