Não é preciso ser fã de Star Wars para reconhecer o nome George Lucas e compreender o impacto que o cineasta causou em Hollywood quando lançou Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança. Esse foi apenas o início de uma franquia que permeia um sucesso de quase meia década.
O diretor, que influenciou outros importantes nomes da ficção científica, construiu um império que impactou diferentes gerações, mas surpreendeu muitos fãs quando decidiu vender sua empresa e produtora responsável por Star Wars, a Lucasfilm, para a Disney no ano de 2012, por um preço bem salgado.
George Lucas se aposentou por causa da era do streaming?
Apesar de atualmente manter sua constância de lançamentos e sucessos tanto no streaming como nos cinemas, a decisão gerou muitas incertezas sobre o futuro da franquia, tanto em sua qualidade quanto nos resultados da direção criativa dos novos projetos.
Em uma entrevista recente ao site francês Brut, no Festival de Cannes de 2024, George Lucas finalmente compartilhou a verdadeira motivação por trás de sua saída do universo Star Wars e da venda de sua empresa para a dona do Mickey Mouse.
Podíamos ver os problemas com a distribuição para os cinemas em meio ao surgimento das plataformas de streaming, especialmente a Netflix
"O streaming é realmente poderoso, e é ótimo. Elevou muito os negócios do cinema", comentou Lucas em entrevista. "Mas os negócios das salas de cinema... Podíamos ver os problemas, e não era bom. Então, todos estavam tentando salvá-lo, mas ninguém sabia o que o streaming seria e para onde iria."
"E foi quando a Netflix decolou, e naquele momento, eu disse: 'Eu não sei o que isso vai ser, haverá uma transição gigante no negócio, e não sei muito sobre isso', e vendi a empresa e me aposentei", completou o diretor, ao também revelar o motivo de sua aposentadoria.
Apesar de, ironicamente, os atuais trabalhos da Lucasfilm serem lançados na plataforma Disney+, o streaming da Disney, a decisão de George Lucas de vender sua empresa estava diretamente relacionada com o impacto dessa nova forma de consumo cinematográfico, que chegava aos poucos, ocupando as salas residenciais e os fins de semana de muitas famílias.
Como o cineasta reconheceu, o streaming estava prestes a revolucionar a maneira como o conteúdo era não só consumido, mas principalmente distribuído. Na época, Lucas estava próximo de completar 70 anos, e, com uma filmografia de mais de 20 títulos em diferentes funções, a escolha pela aposentadoria também não deveria estar longe de seus pensamentos, principalmente após receber cerca de 2,21 bilhões de dólares.
Apesar da preocupação do criador da franquia, as séries derivadas da história original encontraram um sucesso estrondoso na era do streaming. Séries como Andor, Rebels, The Clone Wars, Ahsoka e The Mandalorian fisgaram o público e estabeleceram novos recordes.
Agora, aguardamos descobrir se a recém-lançada Star Wars: The Acolyte manterá o triunfo de suas antecessoras.
Todos os filmes e séries da franquia estão disponíveis na Disney+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!