Ao lado de Fogo Contra Fogo e O Informante, Colateral é definitivamente um dos melhores filmes do ícone do gênero, Michael Mann. O suspense, que mostra Tom Cruise em um raro papel de vilão, recebeu 4 de 5 estrelas pela comunidade do AdoroCinema - e por pouco deixa de ser uma obra-prima. O longa também fez muito sucesso de bilheteria, arrecadando mundialmente 220,9 milhões de dólares.
Em Colateral, Cruise vive o assassino contratado Vincent, que força o inocente taxista Max Durocher (estrela de Django Livre, Jamie Foxx) sob a mira de uma arma a levá-lo de um crime a outro. O thriller, que se passa ao longo de apenas uma noite.
Obra-prima vs mega flop: Keanu Reeves e Val Kilmer trocaram de papéis, mas não terminou bem para a estrela de John WickPreste muita atenção no homem que Tom Cruise encontra no começo
Mas, além do ator de Missão Impossível e de Foxx, outra superestrela entrou furtivamente no filme, cuja presença até sugere que Colateral se passa no mesmo universo de uma franquia de ação com várias partes. Estamos falando de ninguém menos que Jason Statham, que faz uma pequena aparição logo no início do filme e é visto pela primeira vez aos 51 segundos.
Na cena em questão, ao 1 minuto e 3 segundos, Vincent finge esbarrar em um homem no aeroporto – mas na verdade eles trocam seus alforjes aparentemente idênticos, um dos quais contém informações detalhadas sobre o alvo, que é o de Cruise atirar no assassino. Como você pode ver na foto da cena a seguir, a pessoa sem nome que só aparece nessa única sequência é o astro de Beekeeper - Rede de Vingança e Os Mercenários, Jason Statham.
Statham nem queria ser creditado por essa rápida aparição, então é preciso olhar com atenção para notar seu envolvimento no clássico noir moderno de Michael Mann - que, aliás, causou muita especulação entre os fãs: Statham está possivelmente interpretando Frank Martin, seu papel principal na franquia Carga Explosiva?
Louis Leterrier, o diretor dos dois primeiros filmes de Carga Explosiva, confirmou essa teoria – e o roteirista de Colateral, Stuart Beattie, juntou-se mais tarde a ele. No podcast Collateral Confessions ele disse: “Claro que é Frank Martin de Carga Explosiva. Perguntei a Jason sobre isso. O estúdio nunca vai admitir isso, mas na minha cabeça é absolutamente ele.”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!