Minha conta
    17 anos após seu lançamento, este filme explodiu a Netflix: Um suspense pelo qual Steven Spielberg foi processado duas vezes
    Giovanni Rodrigues
    Giovanni Rodrigues
    -Redação
    Já fui aspirante a x-men, caça-vampiros e paleontólogo. Contudo, me contentei em seguir como jornalista. É o misto perfeito entre saber de tudo um pouquinho e falar sobre sua obsessão por nichos que aparentemente ninguém liga (ligam sim).

    Vagamente baseado em Janela Indiscreta, o filme foi um impulso para a carreira de Shia LaBeouf.

    A Netflix nunca deixará de nos surpreender. Além das estreias de suas próprias produções todas as semanas, há as atualizações do catálogo que, por algum motivo que não entendemos muito bem, acabam sendo um sucesso entre os assinantes. Não importa quantos anos se passaram desde sua estreia, sempre há filmes que ganham uma segunda vida na plataforma de streaming.

    Disturbia - conhecido como Paranóia em alguns países - faz parte do catálogo da Netflix e entrou para o Top 10 dos mais assistidos em 68 países. Não importa que tenha sido lançado em 2007, muitos espectadores decidiram dar uma chance ao filme de Shia LaBeouf, que já acumulou mais de 13 milhões de horas assistidas.

    Dirigido por D.J. Caruso, que você deve conhecer pelos fracassados Eu Sou o Número Quatro (2011) e xXx: Reativado (2017), o filme chegou aos cinemas dos EUA em 19 de abril de 2007. Foi bem recebido, arrecadando 118 milhões de dólares contra um orçamento de 20. Além disso, as críticas foram favoráveis, observando que se tratava de um suspense tenso e sutil, com reviravoltas inteligentes e sustentado por boas atuações.

    Paranóia é centrado em Kale, um jovem que foi condenado à prisão domiciliar. Entediado por não poder sair de casa, ele começa a espionar seus vizinhos com binóculos. Ele percebe que todos têm pequenos segredos a guardar, mas as coisas mudam quando ele descobre sangue na janela de uma casa próxima. Ela suspeita de um serial killer, mas não pode denunciá-lo sem provas. Ela pede a ajuda de seu vizinho e de um amigo para estabelecer a veracidade dos fatos.

    Universal Pictures

    Spielberg, processado duas vezes pelo mesmo filme

    Se você é fã de Alfred Hitchcock, é mais do que provável que o enredo lhe pareça familiar. Disturbia é muito semelhante a Janela Indiscreta, o clássico de 1954. Tão parecido, de fato, que Steven Spielberg - como fundador da Dreamworks -, a Universal Pictures e a Viacom foram processados por plágio.

    Conforme noticiado pela Reuters em 2008, elas foram acusadas de violação de direitos autorais e quebra de contrato por terem feito Paranóia sem antes obter permissão dos detentores dos direitos autorais, de acordo com o processo movido pelo Sheldon Abend Revocable Trust. Eles alegaram que os dois filmes eram “essencialmente os mesmos”: ambos tratam de mistérios de assassinato que começam com um homem que, enquanto observa de sua janela, testemunha um comportamento estranho na casa de seu vizinho.

    Enquanto Hitchcok e James Stewart compraram os direitos cinematográficos da história Murder from a Fixed Viewpoint, escrita por Cornell Woolrich, para desenvolver o filme, Spielberg e sua equipe não passaram pelo mesmo processo. O Tribunal Distrital dos EUA rejeitou a reivindicação, concluindo que os filmes tinham semelhanças em elementos “não protegíveis” e que “a aparência total das obras é tão diferente que nenhum julgador razoável poderia concluir que as obras são substancialmente semelhantes no sentido da lei de direitos autorais”.

    Universal Pictures

    Para surpresa de Spielberg, o Abend Trust retaliou e entrou com uma nova ação judicial, alegando que a Universal Pictures e suas afiliadas haviam violado um contrato de licenciamento ao distribuir e anunciar Paranóia usando suas semelhanças com Janela Indiscreta. O processo também afirma que as partes tiveram várias discussões antes do lançamento e que a Universal ignorou os avisos legais ao lançar o filme.

    Infelizmente, não encontramos nenhuma informação sobre a resolução desse segundo processo. Caruso, por sua vez, nunca negou que o trabalho de Hitchcock o tenha influenciado. "Obviamente, Janela Indiscreta foi uma grande inspiração. Eu a abracei em vez de fugir dela, mas não queria que fosse um remake porque seria bobagem. Não se pode refilmar Janela Indiscreta". Deixando de lado os processos judiciais, Paranóia continua a envolver 17 anos depois.

    Paranóia
    Paranóia
    Data de lançamento 31 de agosto de 2007 | 1h 45min
    Criador(es): D.J. Caruso
    Com Shia LaBeouf, Carrie-Anne Moss, David Morse
    Usuários
    4,1
    alugar ou comprar

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top