Hoje em dia, é difícil imaginar Hollywood sem Scarlett Johansson. Muito antes da atriz se tornar parte da franquia de filmes mais bem-sucedida de todos os tempos como uma super-heroína da Marvel por mais de uma década, a carreira dela começou com apenas nove anos de idade – em um filme desastroso protagonizado por Bruce Willis (que aparece em uma fantasia de coelho) e Elijah Wood.
O primeiro papel de Scarlett Johansson em O Anjo da Guarda, com Bruce Willis e Elijah Wood
Como atriz, Scarlett Johansson conseguiu seu primeiro papel de destaque no filme Meninas de Ninguém, em 1996, aos 11 anos de idade. Apenas dois anos depois, ela ficou conhecida por um público mais amplo do cinema como a jovem Grace MacLean em O Encantador de Cavalos.
Sua revelação internacional finalmente veio em 2003, na melancólica viagem a Tóquio de Sofia Coppola, Encontros e Desencontros. Esse filme lançou as bases para uma extraordinária carreira em Hollywood.
Mas quando e como tudo começou? Para responder, vamos voltar 30 anos, para 1994, quando Scarlett Johansson, com 9 anos de idade e ainda completamente desconhecida, fez sua estreia nas telas na comédia familiar O Anjo da Guarda.
A história gira em torno do pequeno North (Elijah Wood), que está mais do que infeliz com seus pais. Então, o que uma criança pode fazer nesse caso (na realidade de um filme)? É isso mesmo, North se “divorcia” de seus responsáveis legais por ordem judicial e parte em busca de novos pais. Em sua aventura surreal, o garoto encontra várias vezes um homem misterioso fantasiado de coelhinho da Páscoa (Bruce Willis).
E como Scarlett Johansson se encaixa na história? No filme, dirigido por Rob Reiner, diretor de Harry e Sally - Feitos Um para o Outro, ela desempenha apenas um pequeno papel coadjuvante. Enquanto North está procurando possíveis novas famílias em todo o mundo, ele conhece os Nelsons, entre outros. Scarlett Johansson pode ser vista brevemente como a filha deles, Laura.
Um fracasso absoluto: O Anjo da Guarda foi massacrado pela crítica
O filme foi um fracasso financeiro. De acordo com o Box Office Mojo, a comédia de aventura de 40 milhões de dólares faturou apenas 7 milhões nas bilheterias dos EUA. O lendário crítico de cinema Rogert Ebert fez um julgamento devastador sobre North em sua crítica: “O Anjo da Guarda é um filme ruim – um dos piores filmes já feitos”.
Além disso, o crítico de cinema expressa seu descontentamento da seguinte forma: “Eu odiei esse filme. Odiei, odiei, odiei, odiei esse filme. Eu odiei. Odiei cada momento bobo, estúpido, vazio e insultante para o público”.
E Ebert não foi o único a criticar o filme. No site agregador de críticas Rotten Tomatoes, O Anjo da Guarda tem uma pontuação insignificante de 14%, enquanto a pontuação do público é igualmente desastrosa, com 27%.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!