Se você “apenas” assistiu as versões teatrais dos filmes de O Senhor dos Anéis, então viu o personagem Saruman pela última vez no final de O Senhor dos Anéis - As Duas Torres. Depois de ser derrotado por Barbárvore (dublado por John Rhys-Davies) e seu exército Ents, o mago, preso na Torre Orthanc, foi forçado a assistir impotente enquanto seu império era destruído.
Mas nos livros de J.R.R. Tolkien, a história de Saruman vai ainda mais longe, e Peter Jackson também fez um filme com seu final “real” – mas depois, relutantemente, decidiu removê-lo da versão cinematográfica da obra finalizada, pois, aos seus olhos, teria destruído o ritmo narrativo. O ator de Saruman, Christopher Lee (Star Wars: Ataque dos Clones), não ficou nada contente quando descobriu isso.
É por isso que Peter Jackson está retornando para o novo filme de O Senhor dos Anéis, mesmo que O Hobbit o tenha esgotadoÉ por isso que Christopher Lee ficou tão chateado com sua ausência
“Mostraram os filmes e quando assisti o terceiro não pude acreditar no que via”, disse o ator, falecido em 2015, durante uma conversa na University College Dublin. “Porque eu não estava lá!”
Lee não ficou ofendido, principalmente, porque foi cortado do filme - ele também era um grande fã dos romances de Tolkien, que conheceu uma vez na juventude. É por isso que a fidelidade ao trabalho era particularmente importante para ele. No livro, Saruman não morre na torre, mas depois no Condado, que tenta escravizar junto com Gríma Língua de Cobra (Brad Dourif) (que mais tarde o apunhala pelas costas). Em protesto contra a decisão de Jackson, que considerou uma afronta, Lee boicotou a estreia de O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei.
É assim que Peter Jackson explica que Saruman não estava mais lá no terceiro filme
Jackson explicou os motivos da ausência de Saruman ao site Ain't It Cool News. “O problema é que essa cena foi filmada originalmente como no livro As Duas Torres”, diz o diretor, que posteriormente filmou uma segunda trilogia da Terra-média com os filmes O Hobbit. “Mas o filme não aguentou um final de mais de sete minutos após a Batalha do Abismo de Helm, então pensamos que seria uma boa ideia guardar a cena para o início de O Retorno do Rei.” Mas isso nunca aconteceu.
Quando revisou o material de O Retorno do Rei, Jackson percebeu que o confronto com Saruman tendia a atrasar o filme (e, portanto, o público). “Decidimos relutantemente manter este material apenas para a versão em DVD”, explica o cineasta neozelandês. “Nossa decisão é baseada no fato de que, para a maioria das pessoas, Saruman já havia sido derrotado durante os eventos do Abismo de Helm […]. Isso nos permitiu seguir em frente e construir a tensão narrativa de O Retorno do Rei, em que Sauron é o vilão.”
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!