O renomado cineasta Ridley Scott prepara o terreno para um dos filmes mais esperados de 2024, Gladiador 2, continuação do seu épico histórico lançado há 24 anos.
Mesmo após seu controverso filme Napoleão ter desagradado muitos historiadores, o diretor de 86 anos não se abalou com os comentários negativos. Mas a verdade é que nem sempre foi assim.
Os amantes das obras de Scott, que conhecem o temperamento do diretor, sabem que ele não guarda papas na língua quando quer dar uma opinião desdenhosa. Mas a verdade é que sua carreira começou de uma forma bem diferente.
Ridley Scott desistiu de seus projetos após assistir Star Wars
Quando tinha apenas Os Duelistas, de 1977, em sua filmografia, Scott estava preparado para iniciar uma nova produção baseada no famoso romance de Tristão e Isolda. Mas o lançamento de George Lucas, Star Wars, mudou não só os planos do cineasta britânico, como também influenciou o lançamento de uma das maiores obras-primas da ficção: Alien, o Oitavo Passageiro.
O diretor de Gladiador já estava em Hollywood na época do lançamento, do que se tornaria uma das franquias de ficção científica mais celebradas de todos os tempos. Ele assistiu Star Wars no segundo dia em que estava em cartaz.
Em uma entrevista ao The Hollywood Reporter, Scott explicou como subitamente soube que precisava se envolver no gênero de ficção científica, uma decisão que mudou não só sua carreira, mas também a história do cinema.
Pensei, 'Por que diabos estou pensando em fazer Tristão e Isolda quando esse cara está fazendo esse tipo de filme?' Isso literalmente me paralisou. Fiquei deprimido por três meses.
Scott afirmou que, após o baque, ficou "muito competitivo" e procurou uma maneira de desafiar o projeto de Lucas, levando à sua própria obra-prima sci-fi, Alien. E, claro, anos mais tarde, à famosa adaptação de Philip K. Dick, Blade Runner, o Caçador de Andróides.
"Me deixou totalmente impressionado, como dizem os americanos", observou Scott certa vez. O primeiro filme de Star Wars causou tal impressão em Scott que ele decidiu voltar ao cinema no dia seguinte para assisti-lo novamente e ver "se era tão bom quanto pensava que era", o que confirmou mais tarde que "infelizmente" era.
O diretor considerou esse sentimento "infeliz" porque também se sentiu "deprimido" pela genialidade de Star Wars. Afinal de contas, Scott ainda era um cineasta novo em 1970 e ficou impressionado com o empenho de Lucas.
O sonho arruinado de Ridley Scott é um filme de ficção científica famoso, mas desastroso, dos anos 80: Outra pessoa o fez, mas foi assim que Blade Runner surgiuApesar do choque inicial, Scott rasgou elogios a Star Wars ao admitir sua qualidade "muito poderosa". "Acho que é uma fantasia muito, muito sofisticada", contou em entrevista. "O teatro estava positivamente fervendo de expectativa. Nunca vi tal participação da plateia", completou ao se recordar da exibição.
A franquia Star Wars está disponível na Disney+, já Alien, o Oitavo Passageiro está disponível no Star+.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!