Apesar dos recém completos 94 anos, Clint Eastwood ainda está na ativa. Ele lançará em breve Juror #2, que a priori será seu último trabalho como diretor. Mas agora nos interessa sua atribuição como ator, que começou em 1955 com um pequeno papel em Tarântula e se estende ao seu personagem de Cry Macho - O Caminho Para a Redenção, lançado em 2021.
"Nesse sentido eu era como ele"
Naturalmente, há algo de cada ator em muitos de seus personagens, mas no caso de Eastwood, ele deixa bem claro que com quem mais se parece não é nenhum de seus heróis de ação. Seu escolhido é Robert Kincaid, o fotógrafo que viveu em As Pontes de Madison, comentando o seguinte em entrevista concedida anos atrás sobre suas semelhanças com ele:
“Há muito tempo, eu costumava viajar em um caminhão como Kincaid. Durante meus primeiros dias como diretor, como quando realizei O Estranho Sem Nome, fiz isso para explorar locações, ir até a Serra, encontrar um lugar que eu gostasse e combinar de gravar lá mais tarde. Nesse sentido eu era como ele, não conheci nenhuma dona de casa italiana, mas admito que claro que tem algo de mim em Kincaid."
Clint Eastwood afirma que são os 6 melhores filmes que dirigiu: Vários dos títulos mais lendários de sua carreira ficam de foraLançado em 1995, As Pontes de Madison foi visto por muitos na época como uma mudança de rumo de Eastwood, já que a maioria estava mais acostumada com seu papel de durão e tal personagem os pegou de surpresa. Em relação a Kincaid, o autor de Gran Torino destaca ainda o seguinte:
Confesso que gosto do personagem. Gostei de sua independência, de sua integridade. É alguém que tem paixão pelo que faz, mas está longe de ser irresponsável. Ele trabalha por conta própria e também tem a sorte de se dedicar a uma atividade artística.
As Pontes de Madison acabou sendo um dos maiores sucessos de Eastwood, pois arrecadou 175 milhões de dólares, quando custou apenas 22 milhões. No Oscar só conseguiu a indicação de Melhor Atriz para Meryl Streep, que perdeu a estatueta para Susan Sarandon por seu trabalho em Os Últimos Passos de Um Homem.
As Pontes de Madison está disponível no catálogo do Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!