Minha conta
    O garoto de A Fantástica Fábrica de Chocolate ainda ganha bastante dinheiro por seu único papel no cinema
    Evelyn Souza
    Evelyn Souza
    Conquistada pela cultura pop, Evelyn adora assistir e discursar sobre filmes teens, de todas as gerações, e aqueles que quase ninguém ouviu falar. Além de ser dorameira e tentar usar seu coreano ínfimo em todas as oportunidades.

    Há mais de 50 anos, o jovem desempenhou o papel principal na primeira adaptação cinematográfica do clássico – apenas para desistir logo depois da carreira de ator. Mas o montante do filme ainda está fluindo para sua conta hoje.

    O nome Peter Ostrum provavelmente não significa nada para você imediatamente. A probabilidade de já tê-lo visto antes é bastante alta: em 1971, aos 12 anos, ele apareceu na primeira adaptação cinematográfica do clássico livro infantil de Roald Dahl, A Fantástica Fábrica de Chocolate, ao lado do ator de Gene Wilder como Willy Wonka.

    Ostrum foi descoberto por olheiros de Hollywood quando estava no palco em sua cidade natal, Cleveland, Ohio, para o teatro infantil local. Os caçadores de talentos ficaram tão entusiasmados com o menino, que rapidamente organizaram um teste de leitura e uma audição em Nova York – onde Ostrum também conseguiu convencer completamente os produtores de A Fantástica Fábrica de Chocolate. Então, do nada, ele teve o papel principal em um filme de fantasia ricamente produzido e rodado no exterior - uma experiência extremamente formativa.

    Uma experiência imersiva de Wonka fracassada viraliza na internet e faz crianças chorarem: "Parece um laboratório de metanfetamina!"

    Em entrevista ao Express, o agora com 66 anos relembrou a época da seguinte forma: “As filmagens foram um acontecimento que mudou a minha vida, porque foi gravado em Munique. Meu pai viajou comigo – ele serviu na Alemanha durante a guerra, então foi um momento muito emocionante para ele. Mas descobrimos que Munique é um lugar onde você pode se divertir.”

    “Não havia brilho e glamour no set. Éramos adolescentes e esperava-se que trabalhássemos como jovens adultos e fôssemos profissionais, o que significava chegar na hora certa, conhecer nossas falas e não fazer bagunça. Logo percebi que atuar dá muito trabalho. O cenário mais impressionante foi a sala do chocolate. Nosso diretor, Mel Stuart não queria que víssemos o set antes de começarmos a filmar para que ficássemos com aquela expressão de surpresa em nossos rostos.”

    “Tive um verdadeiro relacionamento de avô e neto com Jack Albertson, que interpretou o vovô Joe. Também tive uma boa interação com Gene Wilder. Acho que você viu isso na câmera. Não vejo Gene há anos [o ator faleceu em 2016], mas sou amigo íntimo das outras crianças e tivemos muitas reuniões ao longo dos anos. Todos compartilhamos um vínculo especial e hoje é como se fossemos uma família.”

    Wolper Pictures

    Peter Ostrum tem um trabalho completamente diferente hoje

    Embora o filme tenha feito sucesso e ele tenha recebido muitos elogios por interpretar o garoto solitário Charlie Bucket, que ganha um passeio de aventura pela lendária fábrica de chocolate de Willy Wonka, Ostrum posteriormente decidiu não seguir a carreira de ator. A razão foi, entre outras coisas, que embora lhe tenha sido imediatamente oferecido um contrato para mais três longas, Peter não tinha liberdade para decidir em quais produções se comprometeria. O então jovem também desenvolveu um interesse completamente diferente.

    “Me ofereceram um contrato […] com o estúdio, mas decidi não atuar”, diz Ostrum. “Olhando para trás, meu salário era escasso, mas foi durante o filme que me interessei muito por medicina. Comprei meu primeiro cavalo com meus ganhos e isso deu início à minha atual carreira como veterinário.”

    Steve Granitz/WireImage
    Peter Ostrum nos dias atuais

    Em 1984, o ex-astro infantil concluiu seus estudos em medicina veterinária com doutorado. Ele agora mora com sua esposa em Lowville, Nova York, onde dirige um consultório veterinário especializado principalmente em cavalos e vacas. No entanto, sua ligação com Hollywood ainda não foi completamente interrompida.

    A cada três meses, pagamentos residuais (para transmissões de TV, lançamentos em VOD, etc) de cerca de 8 dólares fluem para sua conta, o que corresponde a um valor anual de cerca de 32 dólares - então, mais de meio século depois, Ostrum ainda está ganhando dinheiro por seu único papel no cinema, embora sua prática veterinária seja há muito tempo a fonte de renda mais importante.

    A Fantástica Fábrica de Chocolate completa 50 anos; veja como está o elenco do primeiro filme hoje

    A propósito, o garotinho de Titanic também é outro que ainda ganha dinheiro por sua participação no filme, mesmo tendo falado apenas uma frase no longa.

    A Fantástica Fábrica de Chocolate
    A Fantástica Fábrica de Chocolate
    Data de lançamento 24 de setembro de 1971 | 1h 40min
    Criador(es): Mel Stuart
    Com Gene Wilder, Jack Albertson, Peter Ostrum
    Usuários
    4,3
    Assista agora em Max

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top