Um dos nomes mais badalados da indústria cinematográfica, Tom Cruise é notícia por onde passa. Durante a carreira, o astro foi responsável por uma penca de títulos hollywoodianos icônicos, protagonizando Entrevista com o Vampiro, Missão Impossível, Magnólia, Top Gun - Ases Indomáveis e mais.
Apesar de todo o sucesso do ator, muitos não sabem que, em meados da década de 2000, a Marvel tentou contratá-lo para assumir uma de suas principais franquias. Se a vontade do estúdio fosse concretizada, Cruise mergulharia no papel do nosso querido Tony Stark, conhecido popularmente como o Vingador, Homem de Ferro.
Foi com apenas uma frase que Robert Downey Jr. revolucionou a Marvel nos cinemasNo livro The Reign of Marvel Studios (2023), escrito por Joanna Robinson, Dave Gonzales e Gavin Edwards, os autores destrincham profundamente o funcionamento interno do Universo Cinematográfico Marvel nas últimas duas décadas. Segundo eles, o motivo pelo qual Cruise acabou de fora de Iron Man (no original) foi financeiro, afirmando da seguinte forma:
“Dez anos antes, quando os direitos do Homem de Ferro estavam na 20th Century Fox, Tom Cruise, então com trinta e quatro anos, flertou com a ideia de interpretar Stark... De acordo com Kevin Feige, no entanto, os honorários pedidos por Cruise na época eram mais do que até mesmo um estúdio lucrativo como a Fox estava disposto a arriscar em uma propriedade de super-herói não testada.”
Como dito, na época, a Disney ainda não possuía os direitos do MCU, estando a ideia para a franquia que conhecemos apenas no papel. Ao descartar Cruise, Robert Downey Jr. surgiu como opção, um ator que estava em decadência na grande indústria.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!