Minha conta
    "Sci-fi tropical": Biônicos utilizou efeitos especiais inovadores para criar experiência mista entre ficção científica e thriller de ação
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Nova aposta da Netflix, filme é estrelado por Gabz, Jessica Corés, Bruno Gagliasso e Christian Malheiros.

    Nova aposta da Netflix, Biônicos chegou ao catálogo da plataforma há algumas horas. A produção brasileira de ficção científica apresenta um futuro distópico do nosso país através dos olhos de Afonso Poyart (2 Coelhos), que escreve a produção ao lado de Josefina Trotta (Manhãs de Setembro) .

    Passado em 2035, o filme acompanha um mundo dominado pela tecnologia. Nesta atmosfera neon e tecnológica, um thriller futurista no qual duas irmãs se encontram envolvidas em uma disputa intensa no salto em distância tem início. Em uma realidade onde próteses biônicas dominam o cenário esportivo, a rivalidade entre as irmãs as leva por um caminho sombrio e sinistro.

    Série de Jurassic Park na Netflix acontece depois do último filme da franquia? Entenda a cronologia de saga de ficção científica

    À medida que o filme se desenrola, questões de ambição, dilemas morais e conflitos familiares surgem em um cenário cyberpunk, repleto de cenas de ação carregadas de adrenalina. Maria (Jessica Corés), uma das irmãs, alimenta o sonho de competir contra sua irmã, mas para alcançar esse objetivo, ela se vê obrigada a adentrar um mundo permeado por crime e violência.

    Enquanto o progresso da robótica eleva os atletas paraolímpicos ao status de estrelas do esporte, Maria enfrenta escolhas difíceis que testarão seus limites e valores em uma busca desesperada pela realização de seus sonhos.

    Efeitos visuais inovadores

    Netflix

    Em conteúdo da Netflix, o diretor falou sobre o processo de criação do projeto descrito por ele como um “sci-fi tropical”: “Biônicos foi um projeto repleto de desafios. Não só na criação de um mundo de ficção científica, mas, na minha opinião, o maior desafio foi desenvolver todas as sequências de ação do filme. É uma tarefa bastante complexa. Apesar de termos uma indústria cinematográfica incrível e profissionais talentosos, ainda não temos uma cultura tão consolidada para filmes de ação”, disse.

    “Há poucos especialistas disponíveis para atender a essa demanda e uma tradição limitada, o que nos obriga a trilhar um caminho desafiador”, acrescentou. “Eu já dirigi alguns filmes de ação no Brasil e em outros países, mas fazer um filme dessa magnitude, com tantas cenas de ação, foi extremamente desafiador. Além das sequências de ação, outro grande desafio foi a parte de efeitos visuais e computação gráfica.”

    Ele ainda confirmou que “todas as próteses biônicas foram criadas por meio de CGI, computação gráfica, o que exigiu um esforço considerável em várias frentes”, mas que o processo também reuniu diversos efeitos físicos.

    A tecnologia utilizada em Biônicos

    Netflix

    Para Afonso, Biônicos foi um “verdadeiro showcase de tecnologias”. O realizador explicou que todas as próteses foram criadas por computação gráfica, em 3D, e aplicadas na pós-produção. “Para confeccionar essas próteses, trabalhamos com um artista americano especializado em filmes blockbusters de ficção científica e mecânica. Ele é especialista em 3D mecânico e foi responsável por todas as próteses do filme”, explicou.

    “Além disso, incorporamos tecnologias avançadas durante as filmagens. Por exemplo, temos um robô que movimenta a câmera em altíssimas velocidades com extrema precisão, algo que seria impossível para um ser humano realizar”, acrescentou ele. Utilizamos também a técnica de captura de movimento, onde o ator veste um traje especial que permite ao computador capturar seus movimentos e transferi-los para dentro do ambiente digital.”

    "Cidade de Deus com Blade Runner": Diretor de Biônicos, nova aposta da Netflix, explica como criou ficção científica brasileira

    “Essa técnica, que é uma novidade no cinema brasileiro, não foi amplamente utilizada antes, o que torna sua aplicação no filme bastante inovadora. Existe uma variedade de tecnologias empregadas, especialmente na parte de computação gráfica, que tornam Biônicos um projeto muito inovador”, finalizou.

    Biônicos já está disponível no catálogo da Netflix.

    Biônicos
    Biônicos
    Data de lançamento 29 de maio de 2024 | 1h 50min
    Criador(es): Afonso Poyart
    Com Nill Marcondes, Miguel Nader, Klebber Toledo
    Usuários
    2,8
    Assistir em streaming

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top