Quando Sylvester Stallone decidiu aceitar o papel de Rambo, ele embarcou na aventura com determinação. Na verdade, ele não apenas encarnou o lendário personagem com convicção, mas também reformulou o roteiro com o diretor do filme, Ted Kotcheff, que admitiu que as mudanças feitas pelo ator foram importantes e contribuíram para o sucesso do filme.
Com o roteiro finalizado, tudo o que restava era encontrar os atores que interpretariam os outros personagens do filme, incluindo o famoso Coronel Trautman. A produção estava procurando um verdadeiro astro para dar vida ao mentor de Rambo, e Kirk Douglas foi o escolhido – que também era o ídolo de Stallone.
O lendário ator, que morreu em fevereiro de 2020 aos 103 anos, foi conquistado pelo roteiro, que também tinha semelhanças com seu faroeste Sua Última Façanha. Ele gostou da correlação e aceitou o papel. E a divulgação começou: ele apareceu nas primeiras propagandas do filme, como você pode ver abaixo.
Algumas sugestões “cafonas”
No entanto, os produtores e o diretor de Rambo logo ficaram desiludidos quando Kirk Douglas começou a querer mudar seus diálogos assim que chegou ao set. Além disso, Ted Kotcheff logo se incomodou com o hábito do ator em falar sobre si mesmo na terceira pessoa.
“Eu o ouvia repetir várias vezes: 'Kirk não vai dizer essa fala, Kirk não gosta desse diálogo'. Pior ainda, ele queria roubar o diálogo dos outros personagens”, explicou o diretor. “Ele fazia algumas sugestões bem cafonas, como se estivéssemos filmando um filme B dos anos 1940.”
Junto a Stallone, eles ainda tentaram agradar Douglas reescrevendo alguns dos diálogos do Coronel Trautman, mas seus esforços não foram suficientes e o ator ainda estava insatisfeito. Para Kotcheff, ele estava simplesmente arruinando o projeto. Então, ele decidiu falar com os produtores do filme: “Ele realmente vai nos tomar duas semanas extras de filmagem porque tenho que negociar para que ele diga cada uma de suas falas”.
O diretor foi então autorizado a confrontar Kirk Douglas, que recebeu um ultimato: ele havia adorado o roteiro antes das filmagens, portanto, ou ele filmava sem pedir nenhuma alteração, ou ia embora. A resposta do astro? “Kirk vai embora.”
E assim Richard Crenna herdou o papel. O resto é história: Rambo foi um grande sucesso, retratando de forma realista o trauma sofrido pelos soldados americanos após a derrota no Vietnã. O filme rendeu 125 milhões de dólares internacionalmente, contra um orçamento de cerca de 15 milhões.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!