O cinema de terror espanhol dispõe de boa reputação há mais de 20 anos, baseado principalmente nos filmes de quatro diretores, alguns de cujos trabalhos posteriores ostentaram elencos de estrelas e grandes orçamentos de Hollywood: Juan Antonio Bayona (O Orfanato, Jurassic World: Reino Ameaçado), Alejandro Amenábar (Regressão, Os Outros), Jaume Balagueró (A Sétima Vítima) e Paco Plaza (Romasanta - A Casa da Besta, A Avó).
Os dois últimos homens mencionados também foram responsáveis pela série de filmes de zumbis em quatro partes, [REC]. Um pouco menos conhecida, mas também digna de ser vista e dirigida por Plaza, é a dupla de terror, Verónica e Irmã Morte, que irão te assustar na Netflix – se você tiver coragem.
Nem Invocação do Mal, nem A Freira: Um dos filmes de terror mais perturbadores do cinema está disponível no streamingVerónica: Um eclipse solar particularmente escuro
Em 2017, Verónica foi exibido na programação do Fantasy Film Festival, posteriormente lançado em DVD e na Netflix e chamou a atenção com reações drásticas como “tão assustador que tive que desligar”. Esta afirmação é um pouco exagerada e provavelmente foi usada principalmente para fins publicitários, mas o filme ainda oferece 100 minutos emocionantes.
Enquanto se prepara para aulas na iminência de um próximo eclipse solar, a adolescente Verónica (Sandra Escacena) aprende sobre cerimônias sangrentas que culturas antigas realizavam durante esses eventos cósmicos. Mas ela e seus amigos não ficam impressionados com isso e realizam um ritual Ouija no porão da escola que fica fora de controle. Verónica recebe então ajuda da freira cega, Narcisa (Consuelo Trujillo), mas será esse apoio suficiente para protegê-la das garras das forças das trevas?
O filme de Plaza varia habilmente temas de gênero bem conhecidos, como comunicação com o reino espiritual e possessão, é atmosférico e excelentemente elaborado e também é considerado baseado em um evento real que aconteceu em Madrid em 1991 - e que desde então foi descrito, até mesmo pela polícia, como “atividade paranormal” a ser conduzida.
Irmã Morte: Terror da freira no internato feminino
A prequela também está disponível na Netflix desde outubro de 2023. Irmã Morte é independente e, além de uma curta cena final completamente desligada do resto da trama, não há nenhuma ligação real com Verónica em termos de conteúdo. A personagem principal, porém, é a conhecida freira Narcisa (Aria Bedmar), que quando jovem noviça - e ainda não cega - foi enviada para um mosteiro em Valência em 1949, que serviu de orfanato para meninas após o fim de a guerra civil espanhola.
Lá ela deveria ensinar e fazer seus votos, mas logo testemunha eventos sobrenaturais. Narcisa, que afirma ter tido a visão de um santo quando criança, quer ir ao fundo dos acontecimentos e descobrir que coisas terríveis aconteceram dentro dos muros.
Houve, recentemente, terror de freiras com A Freira 1 e 2, A Primeira Profecia, A Luz do Demônio e Imaculada em abundância, às vezes com mais, às vezes com menos sucesso implementados. Irmã Morte é um dos melhores representantes e arranca algumas novas facetas do gênero cansado. O diretor Paco Plaza também evita sustos suaves, confiando em jogos de sombras visualmente atraentes e uma história de fundo solidamente desenvolvida, embora o desenho da personagem infelizmente caia um pouco em comparação com Verónica.
"Isso precisa ser assustador": Diretor de Imaculada revela mudanças feitas no roteiro do filme - incluindo uma protagonista totalmente diferenteNo entanto, o seguinte se aplica a ambos os filmes: os fãs do gênero podem definitivamente dar uma olhada - nem Verónica, nem Irmã Morte são marcos, mas são suficientes para algumas horas lindas e misteriosas.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!