Apesar das infinitas discussões sobre o uso de CGI (Computer Generated Imagery) - as famosas imagens de movimento geradas por computador - em filmes, é fato que o uso desse recurso nas grandes produções entregou resultados surpreendentes e mudou para sempre o cinema de Hollywood.
Títulos como Avatar, Vingadores e até o mais recente lançamento de uma das mais antigas franquias, Planeta dos Macacos, necessitam desse investimento para contar e construir suas narrativas. Mas não é apenas a ficção científica que se apoia no uso de CGI para criar cenas emblemáticas.
A recente produção do diretor Luca Guadagnino, Rivais, com Zendaya, Josh O'Connor e Mike Faist, parou a internet quando internautas tentaram descobrir como foi gravada uma tensa partida de tênis sob o ponto de vista da bola.
No filme, podemos acompanhar Tashi (Zendaya), uma tenista prodígio que se tornou treinadora de seu marido Art (Mike Faist), transformando-o de um jogador medíocre em um campeão mundialmente famoso.
Quando Art está tentando ultrapassar um momento difícil, Tashi toma uma estratégia inesperada: convence o marido a jogar no torneio de nível mais baixo do circuito profissional. Mas ele terá de enfrentar Patrick (Josh O'Connor), seu antigo melhor amigo e ex-namorado de Tashi.
Não parece, mas Rivais marca estreia de Zendaya como protagonista nos cinemas; já tinha reparado?Carregado de uma tensão sexual, agressiva e competitiva, o filme é marcado por ótimas cenas de partidas de tênis, mas essa em específico deixou uma pulga atrás da orelha de muitos cinéfilos.
Para sanar essa dúvida, o supervisor de efeitos visuais de Challengers, Brian Drewes, utilizou sua conta no X para compartilhar exatamente como foi realizada essa cena, criada com o apoio de CGI e dublês.
Supervisionei todos os efeitos visuais de Challengers e, graças à ótima direção de Luca e aos artistas incríveis da @ZeroVFX, é diferente de qualquer filme de esportes já feito!
Supervisionada pela equipe da empresa VFX, um estúdio criativo e de efeitos visuais, a cena foi inicialmente gravada com dois profissionais de tênis em uma partida acalorada de voleios, onde a bola é atingida pela raquete antes de pular no chão. Assim como nas produções de James Cameron e Wes Ball, os dublês foram usados como modelos de movimentos para a cena final.
Para garantir uma continuidade perfeita, a equipe de edição estava no set para verificar onde exatamente as cenas estavam sendo cortadas. Ao todo, foram cinco horas de filmagem e mais de 23 tomadas para conseguir incríveis 24 segundos de cena.
Mais de 100 atores e figurantes também foram digitalizados para preencher as arquibancadas da quadra em CGI. Segundo a postagem, as substituições completas por CGI foram feitas para suavizar o movimento da câmera e corrigir mudanças no horário do dia.
Rivais ainda está em exibição nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!