Minha conta
    Festival de Cannes 2024: Filme considerado “Uma Linda Mulher do século 21”, Selena Gomez e estrela da Marvel estão entre os vencedores
    Diego Souza Carlos
    Apaixonado por cultura pop, latinidades e karê, Diego ama as surpresas de Jordan Peele, Guillermo del Toro e Anna Muylaert. Entusiasta do MCU, se aventura em estudar e falar sobre cinema, TV e games.

    Com seis filmes brasileiros na edição, honraria ainda premiou a primeira artista trans na categoria de Melhor Atriz.

    Neon / Pathé

    O Festival de Cannes 2024 foi encerrado no último fim de semana com as costumeiras premiações de um dos eventos mais importantes do cinema mundial. Com homenagens a Meryl Streep, George Lucas e o Studio Ghibli ao longo dos últimos dias, a honraria concluiu as atividades do ano entregando o principal prêmio para Anora.

    Dirigido por Sean Baker, de Projeto Flórida e Red Rocket, o vencedor da Palma de Ouro acompanha uma jovem trabalhadora do sexo do Brooklyn interpretada por Mikey Madison. Em uma reviravolta inusitada, ela ganha sua chance de uma história de Cinderela quando conhece e impulsivamente se casa com o filho de um oligarca. Quando a notícia chega à Rússia, seu conto de fadas é ameaçado enquanto seus sogros vão a Nova York para anular o casamento.

    Neon

    Ao receber o prêmio das mãos de Francis Ford Coppola, que lançou Megalópolis no festival, ele dedicou a vitória a “todas as trabalhadoras do sexo, do passado, do presente e do futuro”. Durante seu discurso, ele ainda destacou a importância de se "fazer filmes destinados à exibição nos cinemas":

    “O mundo precisa ser lembrado de que assistir a um filme em casa, navegar pelo telefone, verificar e-mails e prestar pouca atenção simplesmente não é o caminho, embora algumas empresas de tecnologia gostariam que pensássemos que é. Assistir a um filme com outras pessoas no cinema é uma das grandes experiências comunitárias. Compartilhamos risos, tristeza, raiva, medo e esperamos ter uma catarse com nossos amigos e estranhos. Por isso digo que o futuro do cinema está onde começou: numa sala de cinema.”

    Melhor que Coppola e Cronenberg? Este filme é a maior revelação de Cannes e está sendo considerado o "Uma Linda Mulher do século XXI"

    O segundo maior prêmio da honraria, o Grand Prix, foi para All We Imagine As Light, primeiro filme indiano selecionado para a competição em 30 anos. Anteriormente, Swaham, de Shaji Karun, esteve na disputa em 1994, ano em que Pulp Fiction levou a Palma de Ouro.

    Outro destaque da edição foi o longa Emília Perez, que venceu o Prêmio do Júri e ainda foi responsável por premiar Selena Gomez, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascó e Adriana Paz. Juntas, através da “a harmonia da irmandade” nas palavras de Lily Gladstone, as quatro artistas conquistaram o prêmio de Melhor Atriz.

    Neilson Barnard/Getty Images

    Sob direção de Jacques Audiard, o filme se passa no México e acompanha a advogada extraordinária Rita (Saldaña), que está desperdiçando seu talento profissional fazendo parte de uma empresa de baixa qualidade: ao invés de servir a justiça, eles apenas encobrem os crimes cometidos. Um dia, uma proposta indispensável surge pra ela: ajudar o temido chefe do cartel, Juan Del Monte, a se aposentar do seu negócio e desaparecer para sempre.

    Karla Sofía Gascón, representou as atrizes no ato de receber o prêmio. Primeira atriz trans premiada em Cannes, ela dedicou a vitória "a todas as pessoas trans, que sofrem todos os dias".

    Enquanto as artistas conquistaram a vitória juntas, Jesse Plemons foi eleito o Melhor Ator do Festival de Cannes 2024 por Tipos de Gentileza, novo filme de Yorgos Lanthimos, diretor de Pobres Criaturas.

    Esse filme recebeu 22 minutos de aplausos no Festival de Cannes – e foi merecido

    Um marco para o cinema nacional, o Festival de Cannes 2024 também contou com a exibição de 6 filmes brasileiros: Motel Destino, A Queda do Céu, Amarela, A Menina e o Pote, uma versão restaurada de Bye, Bye Brasil e Baby, que concedeu o prêmio de Melhor Ator Revelação para Ricardo Teodoro na Semana da Crítica, mostra paralela do evento.

    Abaixo, confira todos os prêmios da edição:

    Palma de Ouro: Anora (Sean Baker)

    Grand Prix: All We Imagine As Light (Payal Kapadia)

    Prix du Jury (Prêmio do Júri): Emilia Pérez (Jacques Audiard)

    Prix de la Mise en scène (Melhor Diretor): Grand Tour (Miguel Gomes)

    Prix Spécial: The Seed Of The Sacred Fig (Mohammad Rasoulof)

    Prêmio de interpretação masculina: Jesse Plemons (Kinds of Kindness)

    Prêmio de interpretação feminina: Adriana Paz, Zoe Saldaña, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez (Emilia Pérez)

    Prix du Scénario (Roteiro): The Substance (Coralie Fargeat)

    Caméra d’or (Melhor Diretor Estreante): Armand (Halfdan Ullmann Tøndel)

    Caméra d’or - Menção Especial: Mongrel (Wei Liang Chiang e You Qiao Yin)

    Palma de Ouro de Curta-metragem: The Man Who Could Not Remain Silent (Nebojša Slijepčević)

    Menção Especial de Curta-metragem: Bad For a Moment (Daniel Soares)

    Palma de Ouro honorária: George Lucas

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top