O TikTok é responsável por trazer de volta grandes sucessos e não estamos falando apenas de músicas, filmes e novelas, mas também livros de séculos atrás - literalmente. Agora, graças a uma usuária da rede social que leu recentemente uma obra brasileira e ficou chocada com seu conteúdo, o título em questão se tornou um dos mais vendidos da Amazon, chegando a ocupar o topo da loja nos Estados Unidos, na categoria "Literatura caribenha e latino-americana".
Mas você sabia que este clássico já foi adaptado para o cinema em uma versão que contou com Sônia Braga no elenco?
Memórias Póstumas de Brás Cubas viraliza no TikTok
Sim, estamos falando de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. A obra, que é um dos maiores símbolos da literatura brasileira, está dando o que falar na web depois do sucesso recente.
A trama conta a história do protagonista que dá nome ao livro após a sua morte. Isto é, ele revisita sua própria trajetória em vida, relembrando dos amigos, formação acadêmica, amores e o privilégio de nunca ter precisado trabalhar.
Em 2001, o título ganhou uma adaptação cinematográfica, dirigida por André Klotzel e protagonizada por Reginaldo Faria, Petrônio Gontijo e Sônia Braga. Atualmente, ele está disponível para ser assistido no serviço de streaming Prime Video.
E, se você ficou com vontade de ler o livro que inspirou o longa em questão, adquira já esse e outras produções de Machado de Assis.
Memórias póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis
Descrito por muitos como o romance brasileiro mais importante de todos os tempos, o título de 1881 acompanha a tentativa do protagonista de lançar o Emplasto Brás Cubas, um medicamento anti-hipocondríaco que se torna o estopim de uma série de lembranças de um defunto autor.
Dom Casmurro, Machado de Assis
Muitos podem saber a respeito do grande dilema da literatura nacional envolvendo a suposta traição que Capitu teria cometido contra Bentinho. Mas, poucos leram, de fato o livro que deu origem a essa discussão. Esta obra do realismo conta a história de amor deste casal cheio de problemas, a partir do ponto de vista (pouco confiável) do protagonista que vive tal romance.
Quincas Borba, Machado de Assis
Quem está familiarizado com os termos easter eggs e spin-offs vai amar saber que Machado de Assis pode ter sido um dos pais deles aqui no Brasil. Criando seu próprio universo unificado, o autor criou um personagem chamado Quincas Borba que transita entre as tramas de Memórias Póstumas e Dom Casmurro. Neste livro, conferimos a história do seu filho, Rubião, e dos tipos urbanos da corte que o levam à ruína.
O Alienista, Machado de Assis
Já em O Alienista, Machado mergulha de cabeça em um dos seus temas prediletos: a loucura. No livro, Doutor Simão Bacamante é um médico que consolidou uma carreira de prestígio na Europa e decide vir ao Brasil ajudar a população. Com isso, cria o manicômio Casa Verde para tratar todos que sofrem de transtornos mentais, mas sua obsessão em encontrar esses pacientes faz com que qualquer um acabe sendo internado na casa de orates, o que faz com que a população se revolte contra ele.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!