Certamente muitos de vocês se lembram de como se falava de Tenet em 2020 e como seria o filme que salvaria o cinema, após o colapso causado pela pandemia do coronavírus. A tensão gerada por não adiar seu lançamento (por medo de que o público não fosse assistir pessoalmente) acabou sendo um dos fatores para que Christopher Nolan rompesse o relacionamento profissional com a Warner e desse o salto para a Universal, estúdio com quem fez Oppenheimer, grande sucesso de bilheteria que também arrebatou o Oscar.
A verdade é que Tenet arrecadou muito menos do que o esperado para um filme que custou 205 milhões de dólares (sem incluir a alta despesa de marketing); conquistou apenas 365 milhões nos cinemas. A Warner não demonstrou nenhum arrependimento, mas parece claro que a bilheteria não ajudou a acalmar as coisas entre Nolan e o estúdio. Se você quiser revisitá-lo (ou finalmente vê-lo), encontra-se disponível no Max e Prime Video.
“É uma obra-prima”: O filme de ficção científica de Robert Pattinson que impressionou Denis VilleneuveO escasso toque humano
Uma coisa que não surpreendeu ninguém em Tenet é que ficou bem mais denso que o normal para um blockbuster, caso contrário seria uma surpresa completa vindo de Nolan. O problema é que seu lado mais cerebral o levou a banir completamente o componente emocional, fundamental para conseguir um maior envolvimento do espectador no que acontece na tela. Haverá quem acredito que isso não seja problema, pois o espetáculo visual que propõe é impressionante e a sua premissa também é muito marcante, mas, às vezes, é preciso mais do que isso.
Os personagens simplesmente falham, principalmente o de John David Washington, já que não se pode colocar uma casca vazia diante de uma história como essa e esperar que ela seja suficiente para nos motivar para a missão que ele tem que enfrentar.
![](https://br.web.img2.acsta.net/img/42/10/421079142df844e2e906f8ffc15df7f8.jpeg)
Acredita-se que isso ocorra porque Christopher Nolan não se importa muito com o toque humano, pois prefere apostar no bombástico e na suposta genialidade das ideias que aborda (embora ele mesmo admita que Tenet não entende o tudo). Pode até servir de base para momentos visualmente fascinantes, mas a coisa toda nunca acaba funcionando e chega um ponto em que é mais provável que você simplesmente tenha se desconectado e até mesmo sua exibição visual te canse.
Não há dúvidas de que há espectadores que acabarão sendo superados por Tenet em outro sentido, já que é um título indiscutivelmente avassalador, mas também único. O problema é que diferente não é igual a bom.
![Tenet](https://br.web.img3.acsta.net/c_310_420/pictures/20/05/19/20/45/1889845.jpg)
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!