Minha conta
    Scarlett Johansson ficou “chocada e incrédula” com recurso do ChatGPT que teria imitado sua voz: Empresa rebateu atriz da Marvel
    Aline Pereira
    Aline Pereira
    -Editora-chefe
    Jornalista que ama boas histórias e combina a paixão por cinema e TV com comunicação para mergulhar ainda mais nos universos e personagens que já fazem brilhar os olhos. Pipoca, terror, dramédia e uma pitada de reality são a receita perfeita para todos os dias.

    Atriz revela negociações com ChatGPT e relembra "insinuação" de executivo da empresa.

    Uma das ferramentas de inteligência artificial mais populares atualmente, o ChatGPT ganhou recentemente uma atualização em seu recurso de áudio, que contaria com uma voz muito semelhante a de Scarlett Johansson – um lançamento que deixou a atriz tão “chocada, irritada e incrédula”, em suas próprias palavras, que a levou a tomar medidas judiciais para resolver o imbróglio.

    Em comunicado oficial (via New York Times), a atriz relembrou negociações com o CEO da empresa desenvolvedora do ChatGPT, Sam Altman:

    "Em setembro passado, recebi uma oferta de Sam Altman, que queria me contratar para dar voz ao atual sistema ChatGPT 4.0. Ele me disse que sentia que, ao dar voz ao sistema, eu poderia preencher a lacuna entre empresas de tecnologia e criativos e ajudar os consumidores a se sentirem confortáveis ​​com a mudança sísmica em relação aos humanos e Al. Ele disse que sentiu que minha voz seria reconfortante para as pessoas.

    Depois de muito considerar e por motivos pessoais, recusei a oferta. Nove meses depois, meus amigos, familiares e o público em geral notaram o quanto o mais novo sistema chamado ‘Sky’ soava como eu”

    Taylor Hill/FilmMagic

    Na sequência, a atriz da Marvel relatou o choque com a ferramenta e relembrou uma suposta referência que Sam Altman teria feito a Her, filme de 2013 estrelado por Joaquin Phoenix, em que Scarlett Johansson dá voz a uma assistente virtual.

    “Quando ouvi a demo lançada, fiquei chocada, irritada e sem acreditar que o Sr. Altman iria seguir com uma voz que soava tão estranhamente semelhante à minha que meus amigos mais próximos e meios de comunicação não perceberam a diferença. Altman até insinuou que a semelhança era intencional, twittando uma única palavra “Her” – uma referência ao filme em que dei voz a um sistema de chat, Samantha, que estabelece um relacionamento íntimo com um humano.

    Dois dias antes do lançamento da demonstração do ChatGPT 4.0, o Sr. Altman contatou meu agente, pedindo-me para reconsiderar. Antes que pudéssemos nos conectar, o sistema já estava disponível. Como resultado de suas ações, fui forçada a contratar um advogado, que escreveu duas cartas ao Sr. Altman e à OpenAl, expondo o que haviam feito e pedindo-lhes que detalhassem o processo exato pelo qual criaram a voz ‘Sky’. Consequentemente, a OpenAl concordou relutantemente em retirar a voz ‘Sky’.”

    No comunicado, a atriz ressalta ainda a importância da discussão a respeito do uso de inteligência artificial para imitar pessoas de verdade e da proteção de sua imagem e trabalho.

    Warner Bros. Pictures
    Cena do filme Her (2013)

    O que a OpenAI diz?

    O site oficial da OpenAI fez uma publicação detalhando o processo de escolha das vozes de suas ferramentas, afirmando que a semelhança com a voz de Scarlett Johansson não foi intencional.

    “Acreditamos que as vozes da IA ​​não devem imitar deliberadamente a voz distinta de uma celebridade – a voz de Sky não é uma imitação de Scarlett Johansson, mas pertence a uma atriz profissional diferente, usando sua própria voz natural. Para proteger sua privacidade, não podemos compartilhar os nomes de nossos dubladores”, diz o texto.

    Além disso, a empresa afirmou que atualmente deixou de usar a voz de Sky. “Escolhemos a dublada para a voz de Sky antes de qualquer contato com a Sra. Johansson (...) Por respeito a ela, deixamos de usar a voz da Sky em nossos produtos. Lamentamos a Sra. Johansson por não termos nos comunicado melhor” (via The New York Times).

    Ela
    Ela
    Data de lançamento 14 de fevereiro de 2014 | 2h 06min
    Criador(es): Spike Jonze
    Com Joaquin Phoenix, Scarlett Johansson, Amy Adams
    Imprensa
    4,3
    Usuários
    4,4
    Adorocinema
    5,0
    Assistir em streaming

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Comentários
    Back to Top