Pouquíssimos atores conseguem isso: Edward Norton recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por seu primeiro papel no filme de suspense As Duas Faces de um Crime (1996), no qual estrelou ao lado de Richard Gere e Laura Linney. Apenas quatro filmes depois, ele foi novamente indicado ao Oscar por seu papel principal no drama A Outra História Americana (1998), enquanto um ano depois ele foi a estrela de um dos maiores sucessos cult dos anos 1990 ao lado de Brad Pitt: Clube da Luta.
No entanto, essa ascensão meteórica também teve suas desvantagens: Norton assinou contrato com um grande estúdio para três filmes, o que lhe permitiu inicialmente escolher os projetos com os quais cumpriria seu contrato. No entanto, toda vez que os produtores batiam à sua porta com um roteiro, o ator recusava – para estar na frente das câmeras de outros estúdios de cinema.
Os termos acabaram sendo renegociados e, como compromisso, o contrato foi reduzido para um filme. Mas Norton e os executivos do estúdio ainda não conseguiam chegar a um acordo sobre qual filme seria exatamente, até que deram um ultimato ao ator: ou ele assumiria um papel ao lado de Mark Wahlberg, Charlize Theron e Jason Statham no remake de Uma Saída de Mestre ou enfrentaria um processo multimilionário.
O astro, portanto, não teve escolha a não ser aceitar, embora não tivesse interesse no projeto. Uma Saída de Mestre teve um sucesso moderado nas bilheterias e também foi bem recebido pela crítica. O filme de ação dirigido por F. Gary Gray tem uma avaliação de 4,3 estrelas (de 5 possíveis) entre os leitores do AdoroCinema.
Contudo, Norton não tinha uma boa opinião sobre esse trabalho. Quando o jornal Los Angeles Times lhe perguntou sobre o filme na época, ele respondeu o seguinte:
“Meu contrato [...] me proíbe expressamente de falar sobre o filme ou sobre a natureza do meu trabalho sem permissão. E eles definitivamente não me deram permissão para falar sobre isso. Eu não queria participar de Uma Saída de Mestre, mas se eu disser isso em voz alta, serei processado. Meus verdadeiros fãs não devem assistir a esse filme.”
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!