Um dos grandes legados da televisão infantil brasileira esteve no ar há mais de 30 anos. As divertidas histórias criadas por Flávio de Souza e Cao Hamburger para Castelo Rá-Tim-Bum estiveram em exibição nos anos 90 na TV Cultura.
Com reprises anos mais tarde na mesma emissora, a história de Nino (Cassio Scapin), um garoto de 300 anos que vive com seu tio cientista e feiticeiro, o Dr. Victor (Sérgio Mamberti), e sua tia-avó Morgana (Rosi Campos), uma feiticeira com 6000 anos de idade, em um castelo na cidade de São Paulo, encantou mais uma geração.
A diversidade de brincadeiras, histórias e as visitas de seus amigos Pedro (Luciano Amaral), Zequinha (Fredy Allan) e Biba (Cinthya Rachel), conquistou um vasto público infantil e também adulto, que até hoje não superou o sucesso do seriado.
Confusão de informações nos bastidores
Ao longo dos anos, a série recebeu outras adaptações, como uma exposição, uma peça de teatro e o tão esperado filme de 1999, Castelo Rá-Tim-Bum, O Filme, dirigido por Cao Hamburger. No entanto, nos bastidores, uma confusão deixou o grupo protagonista do programa original fora do filme. O que pegou muitas pessoas de surpresa, inclusive o elenco da série.
Entre as milhares de versões existentes do motivo, uma delas estava no fato de que o elenco do programa infantil estava muito velho, por isso houve a substituição dos atores por um núcleo mais jovem, como um novo Nino, dessa vez interpretado por Diegho Kozievitch, na época ainda com seus 13 anos.
O assunto foi revivido pela atriz Cinthya Rachel em sua plataforma do TikTok durante a comemoração de 30 anos do programa. A atriz, que chegou a ouvir outras versões do ocorrido, compartilhou a frustração da época, pois até então iriam participar do filme.
5 atores de Castelo Rá-Tim-Bum que já morreram: Relembre os personagens inesquecíveis do seriadoA atriz confirmou que recebeu uma ligação de Cao ainda na época da produção do filme. Apesar de não lembrar da conversa, afirma que o tópico era sobre a participação do elenco original no filme, e que “iria rolar”.
A idade foi um fator que disseram que poderia ter atrapalhado a participação, mas a atriz refutou, dizendo que, na mesma época, o elenco estava realizando uma peça de sucesso do Castelo Rá-Tim-Bum. A mágoa foi tanta que a atriz confirmou que “nunca viu o filme, porque ficou muito chateada e brava na época”.
Ela ainda aproveitou para confirmar que os convidados da série original que fizeram o filme não gostaram cem por cento do resultado final, que, apesar de apresentar um belo filme, não conseguiu passar a essência do que foi o programa infantil. Confira o vídeo completo:
Entre os rumores, estava uma suposta briga entre os dois criadores da série, Cao e Flávio de Souza, este último que ficou fora da produção. Apesar de nunca ter descoberto a verdadeira razão do elenco original estar fora do filme, Rachel lembra de toda a produção com muito carinho e nostalgia.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!