Quando o assunto é festivais de cinema, muitas cidades e edições surgem no imaginário popular, como Berlim e Veneza. No entanto, sem dúvidas, o Festival de Cannes é o mais importante e reconhecido no universo da sétima arte. Não à toa, a famosa cidade da Riviera Francesa respira cinema desde 1946 quando aconteceu a primeira edição do festival, então intitulado Festival international du film (Festival Internacional de Filmes).
A partir de 2003, o evento passou a se chamar Festival de Cinema de Cannes – mas o nome do prêmio mais desejado pelos cineastas que passam pelos Alpes-Maritimes permaneceu o mesmo: a Palma de Ouro, que premia o melhor filme da edição.
Em ano de 2024, a 77ª edição do Festival acontece entre os dias 14 e 25 de maio e o Telecine preparou uma cinelist com filmes que já passaram pelos tapetes vermelhos de lá e o AdoroCinema separou alguns dos melhores títulos disponíveis. Todas as produções listadas estão disponíveis para assinantes Telecine via Globoplay, Prime Video Channels ou através de assinatura por operadoras de TV.
Asteroid City
Dirigido por Wes Anderson, Asteroid City teve sua estreia mundial no 76º Festival de Cinema de Cannes, em 2023, onde também concorreu à Palma de Ouro, mas não conquistou o troféu.
A história se passa na década de 1950 em uma cidade fictícia do deserto norte-americano. Encenada como uma peça, a narrativa segue uma convenção organizada para unir alunos e pais em uma competição acadêmica, até que o caos repentinamente se instala e acontecimentos em escala global ameaçam perturbar espetacularmente o itinerário da convenção Junior Stargazer/Space Cadet na pacata cidade.
O filme segue a mesma linguagem e formato dos trabalhos anteriores do diretor, conhecido por sua marcante paleta de cores, composições únicas, além, claro, da simetria perfeita na fotografia. As obras de Wes Anderson também são lembradas pelos extensos e estrelados elencos e Asteroid City não foge à esta regra, com nomes como Jason Schwartzman, Scarlett Johansson, Tom Hanks, Jeffrey Wright, Steve Carell, Tilda Swinton, Bryan Cranston e Edward Norton.
Bacurau
Bacurau foi lançado no 72ª Festival de Cannes e concorreu a três prêmios, sendo o vencedor do júri juntamente com Os Miseráveis. Infelizmente, o longa de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelas não levou a tão sonhada Palma de Ouro, troféu conquistado em 1962 pelo também longa brasileiro, O Pagador de Promessas.
O filme começa após a morte de dona Carmelita, aos 94 anos, quando os moradores de um pequeno povoado localizado no sertão brasileiro, chamado Bacurau, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa. Aos poucos, percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade pela primeira vez.
Em certo momento, os carros se tornam vítimas de tiros e cadáveres começam a aparecer, Teresa (Bárbara Colen), Domingas (Sônia Braga), Acácio (Thomas Aquino), Plínio (Wilson Rabelo), Lunga (Silvero Pereira) e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Falta identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
Monster
Monster é um filme de drama e suspense lançado no 76º Festival de Cinema de Cannes. O longa dirigido por Kore-eda Hirokazu conquistou o prêmio de melhor roteiro e foi indicado para mais duas categorias.
A história do longa mostra o drama de Saori (Sakura Ando), uma mãe desconfiada dos comportamentos estranhos que seu filho começou a apresentar recentemente e, ao que tudo indica, sem nenhuma explicação. Porém, logo Saori descobre que a situação é culpa de um professor que dá aulas na escola de seu filho.
Diante dos acontecimentos recentes, ela decide ir até o local para saber o que está acontecendo. Enquanto acompanhamos o desenrolar desse mistério partindo do ponto de vista da mãe, do filho e do professor, a verdade vai, pouco a pouco, começando a surgir.
Pulp Fiction: Tempo de Violência
O vencedor da Palma de Ouro do 47ª Festival de Cannes, Pulp Fiction: Tempo de Violência é dirigido pelo aclamado Quentin Tarantino e conta com grandes nomes no elenco, como John Travolta, Samuel L. Jackson, Uma Thurman e Bruce Willis.
A história acompanha Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar uma luta que deveria perder.
Vidas Secas
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos, Vidas Secas foi apresentado no Festival de Cannes no ano de 1964 e indicado à Palma de Ouro. O longa brasileiro levou o prêmio OCIC, extinta categoria que era escolhida pela International Catholic Organization for Cinema and Audiovisual, em tradução livre - Organização Internacional Católica de Cinema e Audiovisual.
Em Vidas Secas, uma família miserável tenta escapar da seca no sertão nordestino. Fabiano (Átila Iório), Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos e a cachorra Baleia vagam sem destino e já quase sem esperanças pelos confins do interior, sobrevivendo às forças da natureza e à crueldade dos homens. Adaptação da obra de Graciliano Ramos.
*Parceria paga com Telecine.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!